Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA Parque Fernão Dias

PDFImprimirE-mail

 

logo-apa-pq-fd faixa branca QR APAPFD2

Fotos

Clique nas imagens para ampliá-las.

  DJI 0912 faixa branca DJI 0959 faixa branca DJI 0965  
             
   DSC9030    DSC9189    DSC9275  
             

Dados Gerais

A APA Parque Fernão Dias é uma importante área verde de lazer na região metropolitana de Belo Horizonte. O que hoje é a APA era o antigo Parque Fernão Dias, inaugurado em 04 de maio de 1980.

Em 2015, um projeto de lei foi proposto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que a área do então Parque Fernão Dias fosse transformada em uma unidade de conservação em conformidade com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (Lei Federal nº 9.985/2000) e com a Lei Estadual nº 20.922/2013. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia realizou visitas ao local, debates e audiências públicas. Em 2016, foi aprovada naquela casa a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque Fernão Dias.

A APA Estadual Parque Fernão Dias, com o apoio dos moradores, resistiu à expansão urbana e hoje protege espécies importantes da flora e fauna do Cerrado e da Mata Atlântica, além de contribuir para a recarga hídrica das bacias dos rios Paraopeba e Velhas. O que proporciona aos visitantes uma experiência especial de contato com a natureza onde podem ser observados mamíferos, répteis, aves e anfíbios. Destaca-se o cuitelão, passarinho símbolo da APA Parque.

A APA também abriga um centro de educação ambiental, onde são realizadas atividades educativas e projetos de conscientização ambiental. Essas iniciativas têm como objetivo promover a preservação ambiental destacando a importância da conservação dos recursos naturais.

A unidade proporciona o lazer, a cultura, as práticas esportivas, do escotismo, do ecoturismo e a realização de eventos culturais e sociais, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais, auxiliando na melhoria da qualidade do ar e conforto térmico na área urbana de Contagem.

Infraestrutura

A APA Estadual Parque Fernão Dias possui destacada infraestrutura com vocação para a prática do ciclismo nas modalidades mountain bike, bicicross e de velocidade.

Atualmente a unidade possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Sede Administrativa;
  • Portaria;
  • Quadras poliesportivas;
  • Espaço Cultural;
  • Playground;
  • Pista de Bicicross e Velódromo;
  • Trilha dos Sentidos.

Horário de Funcionamento

O funcionamento geral da APAE Parque Fernão Dias é de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada até as 16 horas.

As demais atividades de uso público e trilha dos Sentidos acontecem somente com o agendamento prévio, pelo telefone 3352-3072.

Como Chegar

A portaria da UC localiza-se na Rua Rio Comprido, em frente à PUC Minas Contagem, no bairro CINCO. Os principais acessos são pela Av. João César de Oliveira e pela Via Expressa de Contagem.


localizadorLocalização

Contatos e Endereço

Fone: (31) 3395-2801

e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Rua Rio Comprido, 4585 – Bela Vista, Contagem – MG


Ingressos e Tarifas

A entrada é gratuita.

 

Atrativos e Atividades

Bicicross: possui uma pista de ciclismo e um velódromo, considerado o único de Minas Gerais e o terceiro do Brasil.

Espaço Cultural: dispõe de espaço cultural múltiplo, contando com duas tendas fixas, uma de 20 x 30 metros e outra de 15 x 15 metros, para exposições, teatro, música ou outros eventos, especialmente aqueles relacionados ao meio ambiente e a proteção e conservação da área e seu entorno.

 

Trilha dos Sentidos

trilha-sentidos2

A trilha dos Sentidos vem conquistando cada vez mais a curiosidade dos visitantes. A trilha foi pensada com o objetivo de aguçar os sentidos dos participantes, já que a atividade é realizada com os olhos vendados. Os demais sentidos (olfato, paladar, tato e audição) são abordados ao longo da trilha, a partir da percepção ambiental.

Para participar é só entrar em contato pelo telefone 3352-3072 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e agendar.

 

Orientações

A unidade oferece atividades de pesquisa, integração com seu entorno e educação e interpretação ambiental, através de agendamento.


Plano de Manejo e Conselho Consultivo

O plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Estadual Parque Fernão Dias está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.


Mídias Sociais

instagram@parquefernaodias_contagem


Na Mídia

Veja como ficou o parque reaberto em Contagem após 10 anos fechado.

Histórias De Contagem - Parque Fernão Dias.

Parque Fernão Dias, Contagem e Betim MG.

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades