Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra da Boa Esperança

PDFImprimirE-mail

logo-pesbe  faixa branca  QR PESBE1
 
 texto-qrcode

 

Fotos: 

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Cachoeira Santa Luzia Evandro Rodney    cachoeira   Evandro Rodney
 Cachoeira de Santa Luzia    Cachoeira de Santa Luzia - queda 4    
Pico do Branquinho Alan de Vilhena Ayres   poço da Santa Luzia Evandro Rodney   Santa Luzia queda 2 Alan de Vilhena Ayres
 Pico do Biquinho    Poço da Santa Luzia    Cachoeira de Santa Luzia - queda 2

 

 

Dados Gerais

  • Municípios de abrangência: Boa Esperança.
  • Bioma: Cerrado
  • Área: 5.873 ha
  • Criação:Decreto nº 44.520 de 16 de maio de 2007.


O processo de criação do Parque foi iniciado pela Prefeitura de Boa Esperança e por lideranças locais preocupadas com o avanço da ocupação humana que ameaçava o patrimônio natural formado pela Serra. A ampliação da agricultura e a criação do reservatório de Furnas tornaram pequena a disponibilidade de terras no município para a expansão da atividade agropecuária, o que levou agricultores, sitiantes e pecuaristas a expandirem atividades para áreas inadequadas da Serra.

A conservação dos abundantes recursos hídricos da região é um dos principais motivos da criação do parque. A área abriga várias nascentes e cursos d'água de tributários do Rio Grande e do Lago de Furnas e que são responsáveis pelo abastecimento de comunidades de propriedades localizadas no sopé da Serra.

Os estudos técnicos elaborados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) apontam a existência de fragmentos vegetais importantes, apesar da intensa atividade humana. A área apresenta, ainda, em locais de difícil acesso, vegetação representativa de Mata Atlântica, cerrado e campos de altitude em bom estado de conservação.

O Parque Estadual da Serra da Boa Esperança apresenta um relevo bastante acidentado, variando das chapadas planas às áreas de serras e escarpas. Nas chapadas a altitude varia de 900 a 1.100 metros e nas serras e cumes chegam a 1.400 metros.

A importância ecológica da área é confirmada pelo Atlas para a Conservação da Biodiversidade do Estado de Minas (Biodiversitas). Na publicação, a ‘Bacia de Furnas' é classificada como prioritária para a preservação, tanto de espécies da fauna como da flora, algumas delas ameaçadas de extinção.

O parque ainda reúne grande potencial turístico com suas gargantas, cânions, cachoeiras e corredeiras. Os cursos d'água, de aspecto cristalino, indicam a boa qualidade para o consumo humano e de animais, tornado a preservação dos mananciais de primeira necessidade para o abastecimento das comunidades e fazendas localizadas no sopé da Serra.

A Serra da Boa Esperança também é famosa pela canção de mesmo nome, de Lamartine Babo. No século 20, o cantor e compositor gaúcho correspondeu-se com Nair, uma mineira de Dores de Boa Esperança. Tempos depois, visitando a cidade, ele descobriria que Nair era uma menina, sobrinha de um admirador seu, o dentista Carlos Alves Neto, verdadeiro autor das cartas. Juntos, fizeram a canção.

Horário de Funcionamento

A sede administrativa funciona diariamente de segunda a sexta, entre 9 e 17 horas. Como a unidade de conservação não possui estrutura adequada, o parque não está aberta à visitação pública, apenas escolares com agendamento.

 

Infraestrutura, contatos e endereço

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Guarita - localizado em um contêiner antes da subida da Serra, serve como apoio a visitação, base de prevenção e combate à incêndios florestais e educação ambiental;
  • Sede administrativa – em Boa Esperança, dentro do Parque Municipal Sucupira; Rua Olímpio Antônio Tavares, nº 257 - Jardim Eldorado, CEP: 37170-000).

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (35) 3851-5146.

Como chegar

Partindo de Belo Horizonte, seguir pela BR-381 por 228 km, sentido São Paulo, até o trevo de acesso à MG 265/Nepomuceno sentido Boa Esperança. Após 65 km pela MG-265, no trevo para Ilicínea pegar sentido Campo Belo, continuando na MG-369 por 12 km até o contêiner na entrada do parque a esquerda.

 

 

localizador Localização

 

Principais Atrativos

Complexo de Cachoeiras Santa Luzia: A 1º e 2º quedas do complexo são os lugares mais procuradores da Unidade de Conservação, de fácil acesso, com águas cristalinas, ótimo para banhos e recreação. A partir da 3º queda até a 7º, há grande potencial para visitação, onde as quedas são expressivas formando poços propícios para banho. Porém não há acesso por trilhas, onde o mesmo é realizado apenas pelo leito do rio.

Pico do BranquinhoMirante mais visitado do PESBE. Neste ponto é possível observar toda a região de serras que tem continuidade em sentido norte, até a Serra da Pimenta (Piumhi) e Canastra. Também é possível observar o Reservatório de Furnas e paredões rochosos formados pelo relevo em forma de chapada. O nome da região se refere ao tipo de campo característico, onde a vegetação de gramíneas brilhantes, “deitada” pelas correntes de ventos fica quase branca.

Pico do Alvinho: é um mirante, onde encontra-se a rampa de voo livre, e de onde se observam maravilhosas paisagens e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Pico da Igrejinha:Pequena capela de importância religiosa e cultural, com registros de frequente peregrinação, e comemoração religiosa realizada em setembro de cada ano, pela Igreja Católica. Também possui vista privilegiada para a cidade de Boa Esperança e represa de Furnas.

Orientações

O Parque Estadual Serra da Boa Esperança conta como ponto de apoio com um restaurante e uma lanchonete, fora dos limites da UC, no alto da Serra.

Pedimos a todos que venham preparados para uma aventura inesquecível e, nunca esquecer de trazer água potável, venham sempre com calçado fechado e estejam atentos a todo tipo de informação que lhes cabe. Pedimos sempre que levem seu lixo de volta e nunca façam fogueiras.

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo está em fase de elaboração com previsão de conclusão em 2021.

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.


Mídias Sociais

facebook @parqueestadualserradaboaesperanca

 

instagram @parqueestadualboaesperanca

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades