2º Combio: IUCN apresenta diretrizes internacionais para proteção da biodiversidade

As principais discussões, conclusões e diretrizes estabelecidas durante o 2º Congresso Latino-Americano de Áreas Protegidas foram apresentadas nesta terça (22/04), no 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), que acontece em Belo Horizonte até o dia 27 de abril.

Os dados apresentados fazem parte da Declaração de Bariloche, elaborada após o evento que reuniu 2,4 mil representantes de diversos países da América Latina, em 2007, na cidade argentina de Bariloche. O documento propõe ações para promover a conservação, a integração e a melhoria na qualidade de vida para os povos latino-americanos. O evento é realizado a cada dez anos pela União Mundial para a Natureza (IUCN).

Durante a exposição, o assessor sênior da IUCN, Victor Hugo Inchausty, destacou a necessidade de estabelecer um intercâmbio de experiências sobre o tema, além de um programa regional de áreas protegidas para a América Latina. Outra prioridade é promover o fortalecimento institucional, financeiro e legal que permite o gerenciamento eficaz das áreas protegidas. Defendeu, ainda, a redefinição conceitual de manejo de áreas protegidas, explicitando os direitos adquiridos pelas comunidades locais.

Victor Hugo Inchausty ressalta que outro grande desafio dos conservacionistas é sensibilizar e mobilizar a sociedade para as questões ambientais. "Nós temos que mostrar o impacto real que essas discussões têm na vida das pessoas para não ser apenas uma paixão nossa", destaca. Ele complementa que os dados gerados em congressos devem ser amplamente divulgados para que se promova um intercâmbio de informações e se integre esforços, que permitam traduzir em trabalho as discussões realizadas.

A Declaração de Bariloche está disponível na íntegra no site da IUCN: http://www.iucn.org.br/.

22/04/2008
Sala de Imprensa / 2º Combio