2º Combio: Cooperação financeira Brasil-Alemanha é apresentada no II Combio

O acordo de Cooperação Financeira Brasil-Alemanha, por meio do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), agente financiador do Ministério de Cooperação Internacional da Alemanha (BMZ) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), foi um dos temas abordados na tarde desta terça-feira (22)  durante o II Congresso Mineiro de Biodiversidade.

O diretor do Banco KFW no Brasil, André Alert, apresentou as ações desenvolvidas pelo Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata – MG), executado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), e apontou dados da cooperação financeira realizada entre Brasil e Alemanha. “O KFW é parceiro do Brasil há 44 anos apoiando projetos de meio ambiente e recursos naturais”, ressaltou.

Em sua primeira fase, iniciada em 2003, o projeto Promata recebeu a contribuição de 7,6 milhões de euros do Banco Alemão, com aplicação de outros 7,8 milhões de contrapartida do Governo de Minas Gerais para a promoção de ações de proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica no Estado. Na segunda fase, iniciada em 2006 e com previsão da assinatura do contrato para o final de 2008, o Banco Alemão pretende aplicar 8 milhões de euros com contrapartida de mais 7,8 milhões para proteção de remanescentes e recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica.

Com ações de desenvolvimento em 22 Unidades de Conservação (UCs) e seus entornos, abrangendo uma área total de 229 mil quilômetros quadrados distribuídos em 429 municípios, o projeto pretende implementar e melhorar ações de fortalecimento, monitoramento, controle e fiscalização; prevenção e combate aos incêndios florestais e desenvolvimento sustentável dessas UCs. “Pretendemos, nessa segunda fase, melhorar os mecanismos de desenvolvimento sustentável em áreas do entorno das unidades de conservação”, frisou Alert.

Segundo o diretor, o projeto Promata tenta buscar novos caminhos para responder aos desafios de um desenvolvimento econômico, porém, sem destruir a base de vida atual e das futuras gerações. “Os objetivos são de todos nós e o Promata oferece as ferramentas necessárias para que isso aconteça”, finalizou.

Data: 22/04/08
Fonte: Ascom / Sisema