Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

2º Combio: Especialistas discutem uso de madeira como matéria-prima

PDFImprimirE-mail

O Sebrae-MG promoverá o Seminário Plantando o Futuro II nos dias 22 e 23 de abril. Especialistas de vários países debaterão o incentivo ao uso da madeira proveniente das florestas plantadas brasileiras como forma de diminuir a pressão sobre as matas nativas.

O evento enfocará o "apagão florestal", como é popularmente chamada a perspectiva da falta de madeira e subprodutos, preocupa ambientalistas, empresários e poder público. "Só no setor siderúrgico de Minas Gerais, o déficit florestal é da ordem de 50 mil hectares", calcula Dárcio Calais, gerente Florestal da Associação Mineira de Silvicultura (AMS).

O seminário ‘Plantando o Futuro II' promoverá a discussão e consolidará propostas para diversos temas relacionados à bionergia, entre os quais mercado de carbono, zoneamento ecológico e certificação socioambiental. O evento reunirá especialistas como o diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, professor Ignacy Sachs. Ele irá abordar temas polêmicos como a produção de biocombustíveis e a garantia de segurança alimentar.

Autor de cerca de 60 livros que tratam do desenvolvimento socioeconômico integrado, inclusão social pelo trabalho e políticas econômicas mundiais, Sachs irá discutir alternativas de conciliar metas ambiciosas de produção com objetivos sociais. "Não podemos nos contentar com o crescimento econômico acompanhado por externalidades sociais e ambientais negativas. A nossa ambição deve ser um crescimento econômico socialmente includente e ambientalmente sustentável", adianta o professor.

O seminário terá também a participação de Guy Renauld, presidente da Pró-Natura International, com sede em Paris e atuação na Europa, África e Ásia. A organização não governamental também tem sede no Brasil, onde é conhecida como Instituto Pró-Natura - com status de Utilidade Pública Federal. O Instituto atende o continente americano com ações de proteção à biodiversidade.

O advogado e jornalista Washington Novaes irá mediar os debates. Novaes é supervisor do quadro Biodiversidade do programa Repórter Eco, da TV Cultura. Foi consultor do primeiro relatório nacional sobre biodiversidade. Participou das discussões para a Agenda 21 brasileira e dirigiu vários documentários, entre eles a série "Xingu" e, mais recentemente, "Primeiro Mundo é Aqui", que destaca a importância dos corredores ecológicos no Brasil.

 

19/04/2008
Fontes: Ascom/Sisema com Sebrae

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades