Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Latas, garrafas e papelão dão forma a trabalhos de artesãos de Belo Horizonte

PDFImprimirE-mail

Sustentabilidade e educação para o reaproveitamento. Esses são os principais conceitos trabalhados pelo casal de artesãos Maurício Cruz, de 58 anos, e Nely Ayxa, de 55, que terão seus produtos expostos em um estande na “Feira de Produtos e Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade”, que ocorre paralelamente ao 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no Expominas, em Belo Horizonte. A Feira será aberta ao público a partir do dia 23 de abril.

Os artesãos, que participam pela primeira vez do Combio, ressaltam que através da reutilização de materiais é possível desenvolver um trabalho criativo e bem feito. Nely explica que o artesanato que produzem é fruto de recursos naturais e de materiais que são descartados no lixo, como latas, garrafas, coadores de papel, tampinhas de remédio e caixas de papelão.
 
“Quero mostrar com o nosso trabalho que é possível transformar estes materiais. Basta criatividade e consciência por parte das pessoas”, diz a professora de matemática, com brilho nos olhos quando se refere sobre a importância desse trabalho. Maurício não só concorda com a postura da mulher, como também a incentiva no trabalho com materiais reutilizáveis. “O primeiro presente que dei a ela foi um martelo”, diz, orgulhoso o marido que, além de funcionário público, dedica suas horas vagas às atividades artesanais.
 
A iniciativa do casal conseguiu envolver outras pessoas. A própria comunidade do bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, onde Nely e Maurício moram, e a família colaboram de alguma maneira, seja na coleta dos materiais, seja no desempenho de alguma função.  

O resultado da participação de todos e o empenho dos artesãos pode ser visto na beleza dos diversos produtos que desenvolvem, como luminárias, velas, oratórios, cofres, latas e caixas decorativas. 

Feira

A "Feira de Produtos e Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade" estará aberta ao público no período de 23 a 27 de abril. Entre as principais atividades que serão apresentadas durante a Feira, destaca-se a mostra de artesanato. Quarenta expositores de 30 cidades de Minas Gerais vão apresentar, através da arte, trabalhos desenvolvidos a partir do conceito de geração de renda de forma sustentável e respeito ao meio ambiente.
 
Os interessados em conferir de perto este e outros trabalhos, poderão visitar a Feira entre meio-dia e 23 horas, de quarta a sábado, e do meio-dia às 18 horas no domingo. A organização espera receber cerca de 1,5 mil pessoas diariamente.
 
Além da mostra de artesanato, a Feira terá outras atividades. O visitante poderá ver a mostra de projetos ambientais desenvolvidos por universidades mineiras, empresas públicas e privadas, apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, participação de contadores de histórias, exposições fotográficas, gastronomia e um espaço reservado
especialmente para as crianças.

Mais informações no site www.combio.com.br

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades