Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Feira mostra cores e sabores da Biodiversidade mineira

PDFImprimirE-mail

O rico artesanato mineiro e as delícias da culinária do Estado serão algumas das atrações da "Feira de Produtos e Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade", que ocorre paralelamente ao 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no Expominas, em Belo Horizonte.

A Feira estará aberta ao público a partir do dia 23 de abril, do meio-dia até às 23 horas. As atividades prosseguem até o dia 27. No domingo, o público poderá visitar os estandes entre meio-dia e 18 horas.

Os visitantes também poderão assistir a shows e conhecer projetos científicos ambientais desenvolvidos por instituições de ensino superior do Estado. A expectativa é de que pelo menos 1,5 mil pessoas visitem o espaço diariamente.

Cerca de 40 artesãos vão expor seus produtos durante a Feira. Serão bolsas, tapetes, cosméticos, geléias e outras novidades produzidas com matéria-prima da biodiversidade. Além desses, artesãos que utilizam material reutilizável terão estandes na Feira.

Segundo Zely Figueiredo, uma das organizadoras da Feira, os artesãos que terão seus trabalhos no evento tiveram que se adequar a algumas normas exigidas. "Todos precisavam fazer parte de uma associação e, essa associação, beneficiar o maior número de famílias". É uma forma que essas famílias têm para respeitar o meio ambiente e trabalhar, utilizando o conceito de geração de renda sustentável.

Além disso, os produtos oferecidos têm que ser mineiros e serem produzidos utilizando os recursos naturais para geração de renda das famílias envolvidas no projeto. Zely diz ainda que não foi permitido o uso de penas de aves, e, para uso da taboa e do capim dourado, foi exigido certificado ambiental. "A forma como o material é retirado da natureza é uma preocupação muito forte", salienta.

Todos os produtos da Feira serão vendidos. Porém, ainda de acordo com Zely, o Expominas não possui caixas eletrônicos e os expositores não aceitarão cartões de crédito. Outra facilidade é que os participantes terão um Cyber Café no centro de eventos, com acesso à internet à disposição dos clientes.

Shows

A programação cultural do 2ª Combio foi preparada pela Laranjeira Produções e trará grandes nomes da música mineira que ganharam a simpatia e fãs em todo o país. No dia 23, Marcus Viana e a Transfônica Orkestra abrem a série de shows no Expominas.

Saulo Laranjeira se apresenta no dia 24. Já no dia 25, a festa fica por conta de Flávio Venturini e banda. Paulinho Pedra Azul e Tambolelê - Tambor Mineiro apresentam-se nos dias 26 e 27, respectivamente. Os shows terão início às 20 horas.

Os convites poderão ser retirados gratuitamente na portaria do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) - Rua Espírito Santo, 495, Centro de Belo Horizonte, e na portaria do Expominas, no dia do evento.


17/04/2008
Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades