IEF e Polícia Militar realizam fiscalização no Norte de Minas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), e em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, realizaram esta semana uma ação de fiscalização de desmatamento irregular em municípios que ficam às margens do rio São Francisco na região Norte de Minas. O objetivo da operação foi combater o desmatamento e o transporte ilegal de madeira para carvão no Norte do Estado.

A equipe contou com o suporte de 10 carros, um helicóptero do IEF, uma motocicleta e duas embarcações. Participaram da fiscalização 7 técnicos do IEF e 20 profissionais da Polícia Militar de Meio Ambiente. De acordo com o supervisor do Escritório Regional do IEF Alto Médio São Francisco, Rinaldo José de Souza, esse tipo de fiscalização vem sendo realizada de 3 em 3 meses, principalmente nos municípios de São Romão e Santa Fé de Minas, devido a problemas constantes na região. “Queremos manter uma presença ostensiva nesses municípios e fazer com que a procura pela legalização seja efetiva”, ressalta.

Até a manhã desta sexta-feira (11) foram lavrados 37 autos de infração e aplicadas multas no valor total de R$ 311 mil. Além disso, 24 propriedades foram notificadas e 26 embargadas, totalizando cerca de 2.200 hectares de área.  Um caminhão transportando carga de feijão e milho foi apreendido por acobertamento de documentação fiscal. Duas prisões foram efetuadas.

Os fiscais apreenderam também 10 kg de pescado, redes, tarrafas, espinhéis e pindas usados para pesca, além de cinco motosseras e duas armas de fogo.

Data: 11/04/08
Fonte: Ascom / Sisema