Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

2º Combio irá reduzir resíduos gerados e emissões de carbono

PDFImprimirE-mail

O 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), que acontece entre os dias 22 e 27 de abril em Belo Horizonte, será totalmente sustentável. Todo o material utilizado no evento será adequadamente destinado, bem como os resíduos gerados pelos visitantes da Feira de Produtos, Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade, que acontecerá paralelamente ao Congresso. Além disso, o carbono gerado durante o evento será monitorado e neutralizado com o plantio de árvores.

O Programa Ambientação, da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), realizou um estudo específico para o 2º Combio. O programa estimula a adoção de práticas sustentáveis nos prédios dos órgãos do Governo de Minas Gerais. “Esse será um evento ecologicamente correto”, enfatiza a coordenadora do programa, Mirian Cristina Dias Baggio. A expectativa é de que nove mil pessoas visitem o Expominas nos sete dias do Congresso.

 

O material usado na montagem, como banners, carpetes e madeiras, será doado para instituições que realizam trabalhos com comunidades carentes. Mirian Dias observa que, tradicionalmente, os resíduos gerados com a desmontagem são jogados diretamente no aterro sanitário, trazendo prejuízos ao meio ambiente. “Vamos doar todo o material para que sejam reaproveitado, beneficiando comunidades carentes”, informa.

O carpete já tem destino definido. Após a realização do evento, será doado ao Instituto Reciclar T3, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte. “Parte do material será destinada a pesquisas e parte para o benefício da própria comunidade, sendo usado para adequação dos espaços físicos dos moradores da região”, explica Mirian.

Cerca de 150 kits de lixeiras serão disponibilizados em todo o espaço do Expominas para a coleta seletiva. O material recolhido será destinado a uma associação de catadores. Segundo o gestor ambiental do Programa, Ricardo Botelho, foi elaborado um esquema para recolhimento dos resíduos potencialmente recicláveis, como papel e plástico, em todos os ambientes do evento. Ao final da programação diária, esse material será pesado e doado.

A equipe que vai lidar com o recolhimento dos resíduos receberá treinamento especial. “A idéia é que o material fique separado até o momento da doação. Haverá um gerenciamento de todo o processo, trabalhando a qualidade no recolhimento até a saída do resíduo”.

 

Carbo Neutro

 

Com base no monitoramento dos resíduos gerados no 2º Combio, a Organização da Sociedade Civil para o Interesse Público (OSCIP) Instituto Oksigeno calculará o volume de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido carbônico (CO2). “Os resíduos e o consumo de água e energia durante o Congresso serão neutralizados com o plantio de árvores”, explica Astolfo Gonçalves de Azevedo, gestor ambiental do Instituto Oksigeno.

 

“A neutralização do carbono gerado no Combio será feita a partir de processos naturais de seqüestro, no caso o plantio de árvores que, na fotossíntese, absorvem o CO2 da atmosfera”, afirma. O número de árvores que serão plantadas será calculado ao final do Congresso.

 

O visitante da Feira de Produtos da Biodiversidade poderá conhecer sua contribuição na emissão de gases na atmosfera. Um sistema instalado no estande da Oksigeno no Combio permitirá que cada um calcule suas emissões anuais e quantas árvores precisariam ser plantadas para neutralizá-las. “Os resíduos gerados no dia-a-dia e as emissões de cada um são a chamada pegada ecológica”, explica Astolfo de Azevedo. “Analisando seus hábitos, o visitante do Combio poderá modificar sua atitude”, afirma.

 

A programação completa do 2º Combio e outras informações sobre o Congresso podem ser obtidas na internet no endereço www.combio.com.br

 

Data: 10/04/08 

Fonte: Ascom / Sisema 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades