APA Sul empossa novo Conselho Consultivo

Os membros do Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA Sul RMBH) serão empossados nesta sexta-feira, dia 28, às 14h, no auditório do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Os 24 conselheiros terão como missão discutir os problemas e demandas socioambientais da área de preservação e de seu entorno.

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação. O objetivo é contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade.

De acordo com o gerente da APA Sul, Roberto Bendia, o novo Conselho Consultivo da APA Sul expressa uma nova visão para as questões de preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social para uma área compreendida por 13 municípios. "Desde que assumimos a gerência da APA Sul, procuramos dar dinamismo e sentido para nossas ações. Na formação deste novo conselho, esperamos que as 24 instituições eleitas (12 titulares e 12 suplentes) sejam atuantes. De nossa parte, faremos tudo para que isso ocorra, pois estaremos sempre munindo essas instituições e seus conselheiros de informações importantes sobre o que ocorre na APA, sejam fatos ou legislação", afirma.

Segundo o gerente, dentre as metas para 2008 está a aprovação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da APA Sul. "Além disso, iremos propor o estabelecimento de um prêmio anual pelo melhor projeto aplicado de preservação ambiental e que gere desenvolvimento social em uma região. Essa ação poderá vir do Poder Público ou da Sociedade Civil. O prêmio não será em dinheiro, mas em certificado, o que seguramente irá gerar dividendos para a instituição premiada", finaliza.

APA Sul

A APA Sul é um local considerado de relevante interesse ambiental e deve ser manejada de forma a assegurar o desenvolvimento de atividades econômicas locais em harmonia com o bem-estar das populações humanas residentes, em um esquema sustentável.

Na APA Sul RMBH estão inseridas duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.  A área possui uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa contínua do Estado, abrangendo regiões conhecidas como Caraça e Gandarela. Ocorrem aí as matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude e grandes formações rochosas. Estas características determinam inestimável valor em termos de biodiversidade.

27/03/2008
Fonte: Ascom / Sisema