APA Estadual Cachoeira das Andorinhas avança na elaboração do Plano de Manejo após oficina

Foto: Divulgação/IEF
Oficina APA Andorinhas 4
Oficina durou quatro dias e marcou um avanço para a criação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação

A Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas, deu mais um passo rumo à elaboração de seu Plano de Manejo. Isso porque, de 15 a 18 de abril, a equipe de gestão da Unidade de Conservação se reuniu com diversos atores para oficina de elaboração do documento, que é fundamental para definir ações que orientem a condição de uso do espaço.

Na ocasião, representantes da área de proteção, além de gestores municipais, empreendedores, pesquisadores, membros de comunidades e representantes do terceiro setor participaram da oficina.

O método é utilizado com base na nova metodologia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que prevê a construção de um plano de forma processual, contínua, flexível, gradativa e participativa, envolvendo diferentes segmentos da sociedade. O documento, ao ter a primeira versão, será consolidado e aprovado entre os envolvidos.

A diretora de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Letícia Horta Vilas Boas, reforçou a importância do Plano de Manejo para a unidade de conservação. Em sua fala na abertura da oficina, Letícia enfatizou que as normas servem para proporcionar ainda mais proteção aos recursos naturais e aos aspectos ambientais da área.

“É importante, ainda, que atenda às expectativas daqueles que convivem diretamente com a APA Cachoeira das Andorinhas”, disse a diretora.

O processo de elaboração, que está sendo desenvolvido pelo IEF, conta, ainda, com os serviços especializados do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), com recursos provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho.

As próximas etapas consistem na consolidação das discussões e definições realizadas durante a oficina no documento que irá compor o Plano de Manejo. Após isso, o plano será submetido para aprovação da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e disponibilizado, por meio da biblioteca do Sisema, a todos os interessados.

Plano de Manejo

De acordo com Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), todas as Unidades de Conservação devem possuir Plano de Manejo. Durante a elaboração do Plano são identificadas as principais características do espaço em questão, apontando as áreas mais sensíveis à conservação da sua biodiversidade e dos recursos naturais, as áreas sob maior pressão, dado o perfil do uso e ocupação do entorno, assim como, compreender os usos do território para ao final do processo definir um zoneamento com normas de uso e ações que orientem a gestão da área, considerando suas características e potencialidades.

A APA Cachoeira das Andorinhas

A Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas abrange o Distrito de São Bartolomeu e parte da zona rural do Município de Ouro Preto. Possui uma variação altitudinal de 900 a 1850 m e uma extensão 25 km no sentido de noroeste-sudeste, com a ocorrência de cachoeiras no seu domínio, belezas cênicas singulares e riqueza de patrimônio imaterial, que fazem da APA um local com atratividade às atividades turísticas.

Encontra-se no domínio da Mata Atlântica, integrando duas Reservas da Biosfera (Mata Atlântica e Serra do Espinhaço). É lindeira a outras Unidades de Conservação (UCs) da região e é sobreposta por outras UCs: a Floresta Estadual do Uaimii, o Parque Natural Municipal das Andorinhas, e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Fazenda Nascer, Fazenda Córrego Acima, Quinta dos Cedros, Sítio Mata da Cruz e Vale das Borboletas.