Estação Ecológica do Tripuí promove oficina para revisão de seu Plano de Manejo

Oficina EE Tripui dentro

Oficina online reuniu gestores, lideranças regionais, empreendedores, representantes do terceiro setor e membros da comunidade para discutir revisão do Plano de Manejo da UC

Gestores da Estação Ecológica do Tripuí e lideranças regionais, entre elas empreendedores, representantes do terceiro setor, membros da comunidade e gestores públicos participaram, de 18 a 21 de março, de oficina para revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. A revisão do plano irá definir novas diretrizes de gestão dos recursos naturais existentes na Estação Ecológica.

A revisão do Plano de Manejo tem como objetivo identificar as principais características da UC, apontando as áreas mais sensíveis à conservação da sua biodiversidade e dos recursos naturais, as áreas sob maior pressão dado o perfil do uso e ocupação do entorno, assim como, compreender os usos do território da EE Tripuí para ao final do processo definir um zoneamento com normas de uso e ações que orientem a gestão da área da UC, considerando suas características e potencialidades.

O processo de revisão está sendo desenvolvido pelo instituto Estadual de Florestas (IEF), conforme Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO, 2018). A metodologia preza pela participação de representantes dos usuários do território e de seu entorno, visando a construção de um plano adequado ao contexto da UC e com base para as ações de gestão.

Par ao gerente da Estação Ecológica do Tripuí, Juarez Távora Basílio, a metodologia adotada para revisão do Plano de Manejo é muito significativa pela ação participativa. “Tivemos a oportunidade e de ouvir a comunidade, as instituições e representações que têm vínculo com a UC e isso fortalece cada vez mais o sistema de gestão da Estação, que já é participativo”, destacou.

Para a revisão, foi contratado pelo IEF, os serviços especializados do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, com recursos provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho. As próximas etapas consistem na consolidação das discussões e definições realizadas durante a oficina no documento que irá compor o Plano de Manejo. Após essa etapa, o plano será submetido à aprovação da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e disponibilizado, por meio da biblioteca do Sisema a todos os interessados.