Gruta Rei do Mato realizou a sexta edição do Natal Solidário

Foto: Divulgação/IEF

20231215 132219-Dentro

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou, na última sexta-feira (15), a VI edição do Natal Solidário. A celebração de fim de ano acontece na unidade de conservação, localizada em Sete Lagoas, desde 2017 e tem o intuito de levar alegria e esperança, além de presentear crianças carentes das comunidades de seu entorno.

Neste ano, 56 crianças da comunidade Saco da Vida, estudantes da Escola Municipal Pedro Chaves; crianças do bairro Universitário e filhos dos funcionários da UC vivenciaram a magia do Natal, na festa organizada por servidores e parceiros de instituições públicas e privadas do entorno. O evento contou ainda com a entrega de presentes doados por padrinhos, que são os colaboradores, amigos e parceiros do Monumento; mesa de guloseimas; e a presença de personagens infantis para animação.

Para a gerente da UC, Maria Honorina Rocha, é fundamental que cada um faça a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor. “É exatamente isso que nós do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato temos feito ao organizar o Natal Solidário. Por meio desse evento, buscamos proporcionar momentos de alegria e esperança para as crianças carentes e em especial aos alunos da Escola Municipal Pedro Chaves”, explicou.

A gerente ressaltou que o VI Natal Solidário contou com o apoio de vários parceiros e amigos do monumento. “É gratificante ver como a comunidade se mobiliza para ajudar aqueles que mais precisam, mostrando que a solidariedade é uma característica presente em nossa sociedade. Essa união de forças é essencial para o sucesso do evento, pois permite que um maior número de crianças seja beneficiada”, disse.

A festa também promoveu a sensibilização pela preservação do meio ambiente, sobre a importância da presença da comunidade e o engajamento nos projetos desenvolvidos pela unidade de conservação, como o projeto Circuito dos Pássaros Livres.

Idealizado pela Unidade de Conservação, com inspiração em uma campanha de êxito no município de Fortuna de Minas, o projeto tem por intuito sensibilizar os 16 municípios que compõem o Circuito Turístico das Grutas para desestimular a criação de pássaros em gaiolas e, com isso, criar um circuito dos “Pássaros Livres”.

AÇÃO SOCIAL

Como complemento às comemorações natalinas, servidores do IEF farão a entrega de cestas básicas para as famílias de cada uma das crianças representadas. A campanha de arrecadação terá início na próxima terça-feira (19), no município de Sete Lagoas.

Segundo o monitor ambiental e conselheiro do Monumento, Jonathan Lopes, a importância desse evento vai além de apenas levar presentes para as crianças. “Ele representa a oportunidade de mostrar para essas crianças que elas são amadas e que existem pessoas dispostas a ajudá-las. É uma forma de encher o coração dessas crianças de esperança, mostrando que elas têm um futuro brilhante pela frente, mesmo diante das dificuldades que enfrentam”, frisou.

Wilma Gomes