Governo de Minas entrega 304 computadores às regionais do IEF para otimização de serviços ambientais

Foto: IEF/Divulgação

ief lu dentro 1

Equipamentos são provenientes de termo firmado entre o Estado, MPMG e Vale, pelo não cumprimento do prazo para descaracterização de barragens, prevista na Lei Mar de Lama Nunca Mais

Reforçando o compromisso com a modernização e eficiência dos órgãos ambientais mineiros, o Governo de Minas entregou, nesta terça-feira (12), 304 computadores para as unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As novas máquinas substituem as estações de trabalho consideradas obsoletas das unidades regionais (URFBio). Isso equivale a 36% dos computadores atuais do órgão.

Desde outubro, o Estado tem feito entregas de novos equipamentos tecnológicos, como computadores, softwares e periféricos, para modernização da sede e unidades regionais dos órgãos ambientais que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com um investimento total de R$ 20 milhões, a ação visa modernizar a infraestrutura tecnológica da administração pública, atualizando estações de trabalho e otimizando a entrega de serviços ambientais à população.

A primeira fase de entrega dos novos equipamentos contemplou as regionais de meio ambiente do estado da Fundação Estadual de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O recurso é proveniente de Termo de Compromisso de Descomissionamento de Barragens firmado entre Estado, Ministério Público de Minas Gerais e Vale S/A, em virtude do não cumprimento do prazo para descaracterização de barragens, estipulado pela Lei Estadual 23.291, conhecida como Lei Mar de Lama Nunca Mais.

“As unidades de conservação, para além de áreas protegidas, são um espaço de convivência com a natureza. E nós, em parceria com o MPMG, estamos nos esforçando para que possamos melhorar, a cada dia, as condições de trabalho das nossas unidades do interior. A partir da assinatura de um Termo de Compromisso de Descomissionamento com as barragens que não conseguiram cumprir o prazo da Lei Mar de Lama Nunca Mais, nós captamos recurso de dano moral e coletivo com essas empresas, o que temos nos permitido avançar na estruturação do Sisema”, comentou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Otimização

A secretária ressaltou que a modernização do parque computacional do Sisema irá garantir melhor desempenho, maior produtividade, confiabilidade e capacidade de entrega aos serviços prestados pelos órgãos ambientais do Estado. “E proporciona aos servidores melhores condições de trabalho para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades profissionais”, disse.

Além das unidades regionais, na sede do IEF, na Cidade Administrativa, também foram atualizadas tecnologicamente oito estações de trabalho em duas áreas que atuam com "ferramentas geoespaciais".

Luciane Evans