Lançada Pedra fundamental para implantação de Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Lavras

Foto: Divulgação/IEF

CetrasLavras03 Dentro

Mais um importante passo foi dado na sexta-feira (10), para que o município de Lavras ganhe um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Foi lançada, no Complexo de Clínicas Veterinárias (CCV) do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), a Pedra Fundamental para implantação do Cetras, com previsão para inauguração no primeiro semestre de 2024.  A implementação e operacionalização do Cetras em Lavras é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Unilavras e Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande.

O Cetras vai funcionar em uma área de quase 7 mil metros quadrados disponibilizada pelo Unilavras e atenderá mais de 200 cidades da região Sul de Minas Gerais. A unidade contará com todas as etapas de atendimento, desde o recebimento, identificação, marcação, triagem, realização de exames clínicos, físico e comportamental dos animais silvestres, até o tratamento, a reabilitação e a devolução ao seu ambiente natural.

Os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio do Unilavras vão contar com um importante diferencial na formação e terão uma aprendizagem ainda mais completa com a chegada do Cetras, onde terão a oportunidade de aprimorar habilidades e desenvolver projetos com os animais silvestres atendidos no local.

O descerramento da placa foi uma celebração conjunta e contou com a participação do Prof. Dr. João Antônio Argenta, presidente da Fundação Educacional de Lavras e pró-reitor Administrativo do Unilavras; Andresa Casagrande, representando Rodrigo Caldeira Grava Brazil, promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande; Rodrigo Mesquita, presidente da Agência Regional de Proteção Ambiental (Arpa) da Bacia do Rio Grande; e Rita de Cássia Silva Braga e Braga, diretora de Proteção de Fauna do IEF.

Também marcaram presença no evento a Prof.ª Dr.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta, Reitora do Unilavras e Diretora do Colégio Unilavras; professor Dr. Cássio Vicente Pereira, Pró-Reitor Acadêmico do Unilavras; Prof. Dr. Marcelo Ferreira Viana, Pró-Reitor de Graduação do Unilavras; além de técnicos administrativos do Unilavras, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária.

Diversas outras autoridades também participaram do lançamento da Pedra Fundamental, incluindo representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Lavras, Câmara Municipal, Ibama e Projeto Semente.

“O evento reflete a parceria essencial entre as instituições, reforçando o comprometimento coletivo com o meio ambiente. O lançamento da Pedra Fundamental do Cetras Lavras também representa um marco significativo pela preservação da fauna silvestre e pelo compromisso com a biodiversidade”, disse a diretora de Proteção à Fauna do IEF, Rita de Cássia Silva Braga e Braga.

“Inicialmente, o Cetras será operado pela Unilavras e, posteriormente, a gestão passará para o IEF”, disse a analista ambiental do IEF, Janaina Aguiar.

Emerson Gomes