Cordilheira do Espinhaço: mais novo destino turístico de Minas inclui dois parques estaduais

Fotos: IEF/Divulgação
cordilheira-espinhaco-dentro
As duas áreas de proteção contam com inúmeros atrativos e roteiros turísticos

Considerada a única cordilheira do Brasil, a Serra do Espinhaço ganhou, em 2023, status de destino turístico oficial em Minas Gerais. A “Cordilheira do Espinhaço” abrange cinco municípios das regiões Norte e Jequitinhonha, sendo reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco, e pretende se tornar referência nacional em ecoturismo. A rota, com cerca de 1000 Km de extensão, inclui duas unidades de conservação estaduais: os parques de Grão Mogol e Botumirim. As duas áreas de proteção contam com inúmeros atrativos e roteiros turísticos, entre cânions, lagos, cachoeiras, trilhas, mirantes e paisagens naturais.

O novo destino ecoturístico é uma iniciativa do Governo de Minas, juntamente com o Sebrae, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, além das prefeituras dos municípios de Grão-Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim.

A cadeia de montanhas e vales do Espinhaço, segunda maior da América Latina, vai de Ouro Branco, região central de Minas, até a Chapada Diamantina, na Bahia, alcançando 179 municípios nos dois estados, em uma área de transição dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Um dos articuladores locais do projeto, o secretário municipal de turismo de Grão Mogol, Ítalo Oliveira, destaca o potencial histórico da região para o turismo. “As possibilidades de ecoturismo e turismo de aventura no trajeto são enormes, mas ainda não havia sido feito um esforço articulado entre poder público e setor produtivo para o desenvolvimento de um produto turístico específico”, salienta o secretário.

Oliveira ressalta ainda que o trajeto definido inclui roteiros voltados ao cicloturismo, caminhadas, trilhas e observação de aves, que já ocupam papel de destaque entre os visitantes da cordilheira. “A meta é incluir os demais municípios alcançados pela mesma formação geológica ao longo dos próximos anos”, acrescenta.

BOTUMIRIM

Entre os atrativos mais visitados do circuito, está a observação de aves, também conhecida como “birdwatching”. Nos últimos dois anos, a região recebeu turistas de 35 países para atividades relacionadas à prática, com destaque para a observação da rolinha-do-planalto, considerada uma das 10 aves mais raras do mundo. O pássaro mantém no Parque Estadual de Botumirim um de seus últimos refúgios naturais.

A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) possui, em seus quase 36 mil hectares de área, espécies endêmicas da fauna e flora locais, algumas delas ameaçadas de extinção, como a própria rolinha-do-planalto (Columbina Cyanopis), classificada como “criticamente em perigo” pela IUCN Red List, lista global das espécies em risco de extinção. O parque integra atualmente o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), mantido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

“A observação de aves no parque deve ser agendada e feita com guias da região, pois as aves estão inseridas em uma reserva da Save Brasil existente dentro da UC”, lembra o gerente do Parque Estadual de Botumirim, Washington Ramos. A Save Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que atua em nove estados brasileiros com ações de conservação da biodiversidade.

rolinha-do-planalto-dentro
Rolinha-do-planalto (Columbina Cyanopis), considerada uma das 10 aves mais raras do mundo

Outra atração bastante visitada pelos turistas que vão ao parque é o Balneário Rio do Peixe. O local abriga uma “praia” de areia branca e límpida, rodeada por paredões de pedra, além de um complexo de pequenas quedas d’água que desemboca em poços ferruginosos, excelentes para o banho. A entrada é gratuita e o balneário está aberto todos os dias da semana.

Para mais informações sobre o Parque Estadual de Botumirim, acesso a página oficial da UC no site do IEF.

GRÃO MOGOL

O Parque Estadual de Grão Mogol, também inserido na rota da “Cordilheira do Espinhaço”, tem nas trilhas e cachoeiras seus principais atrativos naturais. Com destaque para a Trilha do Barão e Cachoeira Véu das Noivas, entre outras paisagens naturais mantidas dentro dos 28 mil hectares da unidade de conservação administrada pelo IEF.

Na Trilha do Barão, o visitante tem acesso a uma das trilhas históricas mais preservadas do estado. O caminho, construído por escravos durante o período colonial, conta com pavimentação em cantarias (pedras irregulares), margeadas por muros de arrimo em rocha. Boa parte do trajeto tem uma vegetação rasteira em decorrência da altitude, tornando o local com boa ventilação.

trilha-do-barao-dentro
Trilha do Barão, caminho foi construído ainda durante o período colonial

Já a Cachoeira Véu das Noivas conta com uma queda d’água de aproximadamente 34 metros. A paisagem é constituída por formações rochosas e vegetação de campo rupestre, possui águas de cor escura em função da composição mineral.  O ambiente favorece a apreciação de cenário naturais de rara beleza, formados por quedas d’água, rios, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos e flores típicas da Cerrado.

“As condições de acesso aos atrativos estão em constante manutenção para receber os visitantes. Pretendemos concluir o plano de manejo e uso público do parque até o final do próximo ano, o que irá otimizar nossa capacidade de receber os turistas que chegarão à UC a partir do projeto Cordilheira do Espinhaço”, conta a gerente do parque, Débora Mendes.

A entrada para visitação ao Parque Estadual de Grão Mogol é gratuita, mediante agendamento.

Para mais informações sobre o PE Grão Mogol, acesse a página oficial da UC clicando neste link.

Edwaldo Cabidelli