Fórum promove engajamento pela educação ambiental e valorização do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Crédito: Divulgação IEF

Forum dentro

A secretária Marília Melo foi homenageada durante a abertura do Fórum, como destaque em Sustentabilidade Socioambiental a nível Estadual.

Cerca de 250 representes de comunidade, gestores, entidades, organizações públicas e privadas se engajaram, nesta quinta-feira (1), na cidade de Araponga, em ações para valorizar a educação e a consciência ambiental sobre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). Durante dois dias, ocorre no município o XXXIII Fórum Regional de Educação Ambiental - ForEA do Brigadeiro, com o tema: “Sou vizinho do parque. E daí?”. O objetivo é provocar a reflexão dos atores com o tema, por meio da construção de conhecimentos.

O evento é promovido pelo município de Araponga, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - URFBio Mata e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental para a Mesorregião da Zona da Mata - CIEA MG ZM. O fórum conta ainda com o apoio das demais cidades do entorno como: Ervália, Divino, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita.

Para os dois dias de evento, 1 e 2 de junho, constam palestras, exposições, apresentações culturais e minicursos com temas sobre coleta seletiva solidária, ICMS Ecológico, conservação e proteção da fauna, Programa AmbientAção, entre outros.     O objetivo, segundo os organizadores, é promover o envolvimento de atores com o tema educação e extensão ambiental, por meio da construção de conhecimentos sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais.

“Além disso, o fórum visa fomentar e garantir o acesso da população à informação, difundindo boas práticas ambientais e proporcionando um alinhamento coletivo para enfrentar os desafios da região”, diz o analista ambiental da URFBio Mata, Renato Gomes. Segundo ele, ao promover o envolvimento de atores sociais na educação ambiental, há o fortalecimento do espírito de preservação ambiental.

“Por isso, se faz necessário o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas, com ênfase em um diagnóstico sobre as ações de capacitação nas escolas. E, a partir daí propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro, com foco principal na integração entre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e os oito municípios de seu entorno”, afirma Renato Gomes.

O evento foi programado para receber a participação de aproximadamente 250 gestores municipais do poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada, de forma que possam ser multiplicadores das ações ambientais propostas durante os dois dias do fórum.

Homenagem

A secretária de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, foi homenageada durante a abertura do Fórum, como destaque em Sustentabilidade Socioambiental a nível Estadual. Na oportunidade, Marília recebeu placa e medalha, entregues por José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário estadual da Semad,e por   Betty Giovannoni Oliveira, presidente Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental para a Mesorregião da Zona da Mata.

O parque

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. Possui nascentes, que contribuem para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência. Como infraestrutura para visitação, ele possui portarias, centros de visitantes, auditório e trilhas sinalizadas parcialmente. Está aberto aos visitantes de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Luciane Evans