Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Programação do Ecofolia movimentou o Parque Estadual Mata do Limoeiro no pré-carnaval

PDFImprimirE-mail

 Divulgação/IEF

9Ecofolia04 Dentro

Ecofolia 2022 abordou o Tema: "Liberte sua consciência" e proporcionou experiências e vivências em quatro dias de atividades

 

Mais uma edição do Projeto Ecofolia movimentou o Parque Estadual Mata do Limoeiro neste pré-carnaval, entre os dias 9 e 12 de fevereiro. O Ecofolia é realizado desde 2014 nas dependências do Parque, localizado em Ipoema, distrito de Itabira, e vem se tornando um referencial na região. A iniciativa promove aos visitantes diversas experiências e vivências que fortalecem o vínculo com as comunidades locais, além de ressaltar junto ao público a importância da educação ambiental. O tema abordado neste ano foi “Liberte sua consciência”.

 

As atividades aconteceram na sede do Parque e foram abordados assuntos ligados a “Saberes Tradicionais” das comunidades do entorno. Uma parceria do Instituto Bromélia levou os participantes a uma visita técnica na comunidade da Serra dos Alves e no Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque, para conhecer o projeto de criação de abelhas.

 

Para o gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral, abordar os saberes tradicionais, além de ser extremamente importante, é uma forma de fortalecimento da relação com as comunidades locais. “Esse contato valoriza as atividades e práticas importantes para os moradores e reafirma o espaço como deles”, destaca.

 

Na programação do Ecofolia também foi entregue o Prêmio “Heróis do Limoeiro”, concedido a pessoas com relevante destaque na proteção histórica da Mata do Limoeiro e no fortalecimento do processo de implantação e reconhecimento do Parque após sua criação, em 2011. Nessa edição, o agraciado foi o ex-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet, que teve papel de destaque nos processos de abertura do Parque à visitação pública, na transformação de uso da sede administrativa e no seu processo de implantação.

 

Um dos pontos de destaque do 9º Ecofolia foi um painel com moradores e lideranças locais. Participaram desse momento, Jhonatan Santos Ferreira, da Comunidade Quilombola do Capoerão; Silvio Martins dos Santos, da Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, das Comunidades da Boa Vista e da Serra dos Alves; Berenice Figueiredo, do Grupo Lavadeiras de Ipoema; e Mary Ester, da Associação Flores do Carmo.

 

As palestras também engrandeceram o evento. Uma delas foi com Vani Pedrosa do Serviço Nacional do Comércio (Senac), que falou sobre tradição e memória relacionadas à gastronomia rural. Gabriel Ávila, analista do IEF, abordou o tema “Conscientização e humanização na conservação”.

Instituto

 

Em 2022, foi criado o Instituto Socioambiental Gigante Verde, que é formado por participantes de outras edições do Ecofolia, e que vêm apoiando o Parque em suas ações. “A apresentação do Instituto foi motivadora para destacar a importância do voluntariado e reafirmar o amor ao nosso Parque”, observa Alex Amaral.

 

Para finalizar mais uma edição foi feito o tradicional plantio na Mata Ecofolia, que a cada ano vem crescendo e recuperando áreas ecológicas importantes dentro do Parque. Desde o início do Projeto já foram plantadas mais de 10 mil mudas e muitas delas já são árvores.

 

Premiações

 

O Ecofolia já foi vencedor do prêmio Hugo Werneck, no ano de 2016, como melhor projeto de Educação Ambiental do Brasil e apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Áreas Protegidas, realizado em Brasília no ano de 2018 como uma prática de destaque em unidades de conservação do país. Em 2019, o Instituto Ipê da Amazônia destacou o Ecofolia como uma das 100 melhores práticas em unidades de conservação do Brasil.

 

O Ecofolia tem a parceria do Instituto Bromélia, Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Socioambiental Gigante Verde. O Projeto é realizado pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro, que é administrado pelo IEF.

 

Depoimentos

 

Moradora de Belo Horizonte, Vitoria Barbosa Morais, participou de mais um ano do projeto. “Encontrar pessoas tão incríveis e sensíveis deixa a alma quentinha, desde os veteranos que já são família aos novatos que ingressaram agora, tudo foi extremamente especial”, destacou.  Já para Maria Eduarda, de Itabira, foi muito importante participar desse projeto. “Foi uma experiência muito boa, contagiante e inesquecível, fiz amizades e conexões incríveis e que com toda certeza levarei para vida”, afirma.

 

“Foi possível me introduzir em diversas experiências interessantes e novas. Gostaria de agradecer pela rica educação ambiental, pelo esforço em inserir pessoas de áreas diferentes no cenário natural e pela humanidade presente na equipe”, observou Amaury Floresta, de Conceição do Mato Dentro.

 

“Fui surpreendida de uma forma totalmente positiva, uma imersão socioambiental maravilhosa. Estou apaixonada pelo parque e pelos projetos e agora quero transformar essa paixão em amor verdadeiro. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Já morei em vários estados brasileiros, já me envolvi com outros parques e APAs, mas nunca tinha visto um projeto tão envolvente, e que além de trazer as comunidades do entorno para dentro do parque, mostra a importância de cada um na vida e na preservação do parque, das matas e afins”, afirmou Luciana Pires Guimaraes, de Belo Horizonte.

 

O Parque

 

O Parque Estadual Mata do Limoeiro foi criado em 2011. Seu conjunto de atrativos ecológicos oferece lazer e aventura em diferentes formatos para os visitantes, com cachoeiras, trilhas e mirantes. Entre as cachoeiras, destaque para a Cachoeira do Derrubado, que conta com uma queda d’água de mais de 40 metros, e um grande poço, propício para banho em épocas secas. Na parte baixa, é possível cruzar o Córrego do Macuco em direção à comunidade do Cedro. A cachoeira está situada a 4,5 km de distância da sede do parque, o que significa cerca de uma hora de caminhada.

 

Já a Cachoeira do Paredão é formada por três corredeiras e poços propícios para banho, principalmente em períodos secos, uma vez que em períodos de chuva o local fica perigoso por causa do aumento do volume de água. Está situada a 3,3 km de distância da sede do parque e cerca de 45 minutos de caminhada.

 

A Cascata do Limoeiro é formada por pequenas quedas d’água e poços propícios para banho, que os moradores costumam caracterizar como o coração da Mata do Limoeiro. Ela está situada a 3,5 km de distância da sede do parque (50 minutos de caminhada). Todos esses atrativos são conectados por um circuito de oito quilômetros, que circunda o parque e pode ser percorrido de bicicleta, com pequenos obstáculos naturais.

 

O parque conta, ainda, com outros atrativos, como a Gruta do Limoeiro, que serve de abrigo para mamíferos de porte elevado e é local de habitação para morcegos. No local é comum ver registros de pegadas de animais que utilizam o espaço. A visitação só é permitida com autorização da gerência da unidade e com acompanhamento de guia. Está situada a 4,8 km de distância da sede do parque.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades