Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Mata do Limoeiro se prepara para 9ª edição do Ecofolia

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema
ecofolia2023interna
O Ecofolia é realizado desde 2014 nas dependências do Parque. Neste ano, o tema será "Liberte sua Consciência"

 

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no município de Itabira, se prepara para a realização da 9ª edição do Projeto Ecofolia, de 9 a 12 de fevereiro, com diversas atividades de preservação ambiental. A programação da unidade de conservação contará com palestras, mesas redondas, homenagens, trilha dos sentidos, plantio de mudas e uma visita técnica a um cultivo de abelhas.

 

O Ecofolia é realizado desde 2014 nas dependências do Parque, mantido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), e vem se tornando um referencial na região. A iniciativa promove aos visitantes diversas experiências e vivências e fortalece o vínculo com as comunidades locais, além de ressaltar junto ao público a importância da educação ambiental.

 

Neste ano, o tema abordado será “Liberte sua Consciência”. O gerente do Parque, Alex Luiz Amaral Oliveira, explica que a proposta desta edição é trazer manifestações culturais realizadas no entorno para a unidade de conservação. “Queremos que as pessoas do entorno sintam o Parque da Mata do Limoeiro como parceiro, vejam a unidade como um espaço de discussão”, afirma. “Muitas manifestações são antigas e queremos preservar as tradições”, completa.

 

Para auxiliar nas atividades que serão desenvolvidas, foram selecionados por meio de edital 35 voluntários, que ficarão no Parque durante o período de realização do Ecofolia. “É importante para fortalecer os laços com o Parque, gerando engajamento e envolvimento com a unidade de conservação”, observa Alex Amaral.

 

Uma novidade neste ano é a criação do Instituto Socioambiental Gigante Verde, que reúne participantes de edições anteriores do Ecofolia e de apoiadores do Parque. “A proposta da nova organização é participar ativamente das ações no Parque”, destaca Alex Amaral.

 

Além do IEF e do Instituto Gigante Verde, o Ecofolia tem o apoio da Prefeitura de Itabira, Instituto Bromélia e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

 

Clique aqui para conhecer a programação completa.

 

O Parque

 

O nome da unidade remete à Fazenda do Limoeiro, originalmente na área do parque, e que hoje não existe mais. Na região, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e do Cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras.

 

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato do mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.

 

Localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, em Itabira, o Parque foi oficialmente aberto à visitação no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

Entre os atrativos do Parque, estão as Cachoeiras do Derrubado e do Paredão, além da Cascata do Limoeiro. Também está aberto o Circuito Limoeiro Bike, dentro dos limites do parque, com uma trilha para ciclistas por onde é possível passar próximo à Cachoeira do Paredão e à Cascata do Limoeiro.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades