Parque Estadual Mata do Limoeiro comemora Natal com comunidades

Foto: Divulgação/IEF

Natal Limeoeiro 03 Dentro

Ocorreram no parque pintura no rosto, brincadeiras, distribuição de pipoca, apresentação teatral com foco no parque, café da manhã, dentre outros.

Realizada anualmente com o apoio de voluntários e instituições parceiras, a 10ª edição do projeto Natal em Comunidades, do Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no distrito de Ipoema, município de Itabira, ocorreu no último sábado (3). Participaram do evento cerca de 980 pessoas, de 16 comunidades do entorno e dos dois distritos de Itabira, Ipoema e Senhora do Carmo.

“O dia é um elo de fortalecimento da relação parque e comunidade, no qual os moradores do entorno participam de atividades socioambientais, culturais e de lazer, consistindo em um momento de união, reflexão e diálogo”, explica o gerente do Parque, Alex Amaral. “O objetivo é inserir os moradores das comunidades do entorno nas ações da Unidade de Conservação (UC), participando e entendendo cada vez a importância da preservação, da união e da conservação”, completa.

Entre as atividades, ocorreram no parque pintura no rosto, brincadeiras, distribuição de pipoca, apresentação teatral com foco no parque, café da manhã, almoço, corte de cabelo e distribuição de presentes. Alex Amaral diz que, nos últimos dois anos, o projeto foi realizado diretamente nas comunidades, evitando grande aglomeração. “Neste ano, retomamos as atividades em nossa casa, na sede do parque”, afirmou.

“O projeto é muito especial para todos os envolvidos e nessa edição tivemos mais de 40 instituições parceiras e mais de 70 voluntários”, afirma Alex Amaral. “O projeto fortalece a conexão do parque com as comunidades por meio da educação socioambiental. Essa ligação é de extrema importância para a identidade delas com essa área protegida, além da apropriação do território por parte das comunidades, levando-a cada vez mais a protegê-lo, defendê-lo e amá-lo”, destaca.

O PARQUE

Localizado bem próximo à área urbana, no distrito de Ipoema, o Parque Estadual Mata do Limoeiro foi oficialmente aberto para o público no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Na região, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e do Cerrado, o que confere ao parque uma grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras).

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato-do-mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.

Emerson Gomes