Parque Estadual Mata do Limoeiro lança passaporte para visitantes

Fotos: Matheus Adler
Passaporte 600
Passaporte do Parque Estadual do Limoeiro está disponível desde o último sábado (19/3)

Visitantes do Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, poderão registrar a passagem pela Unidade de Conservação por meio de passaporte. No documento, que não é de identificação oficial, constará cada atrativo visitado pelo turista no parque, com carimbos personalizados. O mesmo vale para as outras sete maravilhas do entorno.

O lançamento da iniciativa ocorreu no sábado (19/03), em solenidade feita no parque. O evento contou com a presença da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Mattos; do secretário Municipal do Meio Ambiente de Itabira, Denes Lott; do gerente da Unidade de Conservação, Alex Amaral, além de moradores da comunidade local. Apresentações culturais também marcaram a comemoração.

A ideia do passaporte nasceu em 2018, durante uma reunião da gerência do parque com uma empresa de marketing parceira. A partir daí, conversas foram realizadas com empreendedores locais para definir os atrativos incluídos no documento, bem como seu objetivo principal.

No parque, o turista poderá registrar as visitas em quatro atrativos: Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Derrubado, Salas Temáticas e Mirante do Campestre. No entorno do parque, os outros atrativos que podem ser carimbados estão nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Entre os locais estão: Morro Redondo, Centro de Tradições, Cachoeira Alta, Cachoeira do Marques, Serra dos Alves, Museu do Tropeiro e Museu da Pharmácia.

Além dos atrativos citados, o documento também dá indicações sobre outras belezas naturais que ficam nos distritos do entorno do parque. Quando o turista visitar todos os locais e colher os registros, recebe um carimbo exclusivo.

Incentivo ao turismo

Durante o seu discurso, a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, destacou a importância do passaporte, sobretudo na retomada do turismo em Minas, que avança com a vacinação contra a Covid-19. Ela também definiu o documento como mais um incentivo para as pessoas visitarem as belezas naturais do parque, beneficiando, também, a economia local. “Espaços como esse são importantes para respirarmos ar puro, contemplar as nossas belezas naturais, divulgar e incentivar isso por meio do passaporte. É importante conhecermos as belezas do nosso Estado”, disse Maria Amélia.

A iniciativa também recebeu elogios do secretário Municipal de Meio Ambiente de Itabira, Denes Lott. “É satisfatório e alegre tudo o que está acontecendo aqui hoje. Sou testemunha do trabalho que vem sendo feito no Parque desde a sua formação”.

Passaporte 2 600
Solenidade foi realizada para marcar o lançamento do passaporte

O gerente do parque, Alex Amaral, contou sobre as etapas de idealização do passaporte, desde a ideia inicial até a sua conclusão. Para ele, o fato de a iniciativa ter sido construída a “várias mãos” valoriza ainda mais o resultado. "O lançamento do passaporte é a concretização de um trabalho em que desde o início, em todas as suas fases, seja de planejamento, elaboração, criação, discussão e diagramação, esteve voltado para um único objetivo: a unificação da visitação em rede nos principais atrativos turísticos do Parque Estadual Mata do Limoeiro e seu entorno. Esse produto foi construído em conjunto, de forma participativa, e isso lhe confere destaque e valor”, concluiu Alex.

O visitante poderá obter o passaporte nas pousadas credenciadas (veja lista a seguir) e na sede do parque, por meio de simples cadastro. Nesses locais, chamados pontos credenciados, o turista solicita o carimbo na respectiva página da atração. Cada localidade tem um carimbo personalizado, mas para recebê-lo, é preciso apresentar uma selfie para comprovar a visita.

Somente no primeiro fim de semana da iniciativa, foram emitidos 200 passaportes.

Veja os pontos de credenciamento:

• Sede do Parque

• Pousada Ipoema

• Museu do Tropeiro

• Pousada Venda de Cima

• Pousada Quadrado

• Artesanato Ipoema

• Pousada Maravilha Real

O parque

Localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, o Parque Estadual Mata do Limoeiro é uma Unidade de Conservação (UC) administrada IEF. Possui uma importante função de proteção de uma área de mais de 2 mil hectares dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

A UC foi oficialmente aberta no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

O nome da unidade remete à Fazenda do Limoeiro, originalmente na área do parque, e que hoje não existe mais. Na região, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e do Cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras.

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato-do-mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.

Matheus Adler