IEF e DER alinham ações para prevenção a incêndios nas margens de estradas estaduais

Foto: IEF/Divulgação
IEF e DER realizam reunião de alinhamento para período de incendios florestais

Medidas que podem ser adotadas em rodovias estaduais para prevenir incêndios nas unidades de conservação do Estado e em áreas de vegetação às margens dos corredores de trânsito foram tratadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em workshop neste mês de julho. A atividade técnica segue as diretrizes do Plano de Resposta aos Incêndios Florestais para 2021, lançado pelo Governo de Minas em 13 de julho.

A agenda junto ao DER-MG ocorreu na sexta-feira (23/7) e é mais uma dentre as ações que estão sendo realizadas pelo IEF junto a outros órgãos do Executivo Estadual, em preparação ao período crítico de incêndios florestais em Minas. Segundo o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo, foram discutidas na reunião medidas que podem ser desempenhadas pelo DER, por meio dos escritórios regionais do órgão.

Entre as atividades citadas pelo gerente, está a disponibilização de máquinas, como pás carregadeiras e tratores com lâminas para atendimento a ocorrências, sinalização das estradas em caso de incêndios e realização de capacitação dos brigadistas para a correta sinalização das vias, em parceria com o IEF, visando a segurança dos combatentes durante os trabalhos, além do controle rigoroso de vegetação às margens das rodovias, especialmente entre junho e outubro.

Também foi ressaltada a importância de utilizar, nas margens das rodovias, sementes com menor capacidade de crescimento e inflamabilidade, bem como a importância da comunicação de incêndios florestais próximo às estradas ao IEF ou ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. “Esse alinhamento teve objetivos diversos, dentre eles evitar ocorrências que surjam à beira de estrada pela falta de capina, que acabam acontecendo por uso indevido do fogo. Alguns pedestres e usuários costuma usar esse recurso para que haja a supressão da vegetação e assim possam transitar com mais segurança no acostamento,depois da queima” destaca.

Belo ainda destacou que a parceria com o DER poderá ser otimizada com um alinhamento de ações entre os escritórios regionais do órgão junto às Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidades (URFBio), do IEF, e as gerências das unidades de conservação. Na apresentação foi passada, também, uma lista de unidades de conservação que têm trechos de rodovias no território, ou que estão localizadas próximas às estradas.

“Não queremos que incêndios que têm início nas rodovias se espalhem e cheguemàs unidades de conservação, e nem o contrário, gerando riscos aos motoristas e demais usuários que trafegam pelas estradas. É um problema que afeta ambos os órgãos, reforçando a importância desse diálogo”, acrescentou.

O diretor de manutenção do DER-MG, Adalberto Bahia, destacou a importância da participação, também, das empresas que prestam serviços de manutenção e conservação das rodovias estaduais. “Durante o workshop, o IEF apresentou um vídeo mostrando o perigo de um incêndio à beira da rodovia causado por roçada mal feita, excesso de capim. Fortalecemos para as regionais do DER e às concessionárias para que seja feita a roçagem de capim o mais baixo possível, e fizesse a retirada desse material para um local apropriado, para evitar que, por exemplo, uma bituca de cigarro jogada na rodovia por algum usuário resulte em incêndio”, destacou.

Simon Nascimento