Livro estimula conservação de espécies no Parque Estadual da Serra Negra

LivroColorir1024 8interna
Livro de colorir é destinado a alunos das escolas situadas  no entorno do Parque

Buscar o envolvimento dos alunos na preservação do meio ambiente é uma das propostas do livro “Colorindo os campos rupestres: Alfabetização ecológica na educação infantil de Itamarandiba - Minas Gerais”, que será lançado nesta quarta-feira, 2 de junho. O lançamento faz parte das ações de educação ambiental promovidas pela gerência do Parque Estadual da Serra Negra, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

A proposta é promover a alfabetização ecológica na educação infantil da rede de ensino do município de Itamarandiba, localizado na região do Alto Jequitinhonha. Como consequência disso, discutiu-se um programa de educação ambiental nas escolas para incorporar a temática de conservação da biodiversidade, das nascentes e de outros aspectos da natureza no currículo das escolas da região. Valorizar as relações entre as pessoas e a natureza, incentivar a descoberta dos detalhes dos ecossistemas naturais e se aprofundar no seu conhecimento são aspectos fundamentais na construção desse programa.

No próximo dia 02 de Junho haverá o lançamento oficial do livro no município de Itamarandiba, junto à Secretaria Municipal de Educação e professores da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação. Na ocasião, haverá um bate papo com os professores a fim de informá-los e capacitá-los para utilização e aplicação do livro na sala de aula, munindo-os de informações sobre o programa e sobre o Parque Estadual da Serra Negra.

O material ficará disponível online para que seu alcance seja maior e, assim, crianças em todas as partes do país sejam beneficiadas. 800 livros na edição impressa também ficarão disponíveis.

O Projeto

A publicação do livro de colorir representa o resultado de um forte engajamento de educadores das escolas de Itamarandiba nas propostas do projeto Ecologia e Recuperação de Uebelmannia buiningii (Coroa-de-ita), que contou com apoio do Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês) e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Em 2020, foi realizada uma campanha de votação virtual para escolha do nome popular para espécie Uebelmannia buiningii, nomes estes sugeridos pelas crianças durante as atividades em 2019. A campanha contou com a participação de 1.948 pessoas de 17 Estados Brasileiros, 72 cidades do Estado de Minas Gerais e, inclusive, participação internacional. O nome popular escolhido, com 723 votos foi “Coroa de Ita”, nome este que vem sendo adotado nas publicações e pela população de maneira geral.

O trabalho incluiu ainda uma primeira reunião virtual, em 2020, com professores e educadores das escolas de Itamarandiba para discutir a construção desse programa. Naquela oportunidade, foi proposta a criação de uma série, “Coroa-de-ita na Escola”, para reunir publicações e materiais pedagógicos para as turmas de educação infantil até o ensino fundamental.

O livro lançado agora é o primeiro da série, direcionado à educação infantil. Os alunos irão colorir os desenhos feitos de imagens de plantas e de suas partes, e de animais que ocorrem nos campos rupestres do Parque Estadual de Serra Negra e região. Há também espaço para que as crianças desenhem ou reproduzam características das plantas. Os números de cada página identificam as fotos associadas a cada desenho, os quais estão indicados no final da publicação. A partir das informações relacionadas aos desenhos os professores poderão orientar os alunos.

“A publicação do livro de colorir representa o resultado de um forte engajamento entre o Parque Estadual da Serra Negra, o projeto de pesquisa Ecologia e Recuperação de Uebelmannia buiningii (Coroa-de-Ita) e professores da rede de educação de Itamarandiba”, explica a monitora ambiental do Parque Estadual da Serra Negra, Vanessa Chaves Souza, uma das idealizadoras do projeto.

O livro estará disponível em versão online e impressa.  “O Parque recebeu aproximadamente 800 livros, que serão distribuídos para escolas municipais situadas na zona rural do município de Itamarandiba e entorno do Parque. Serão contempladas crianças da educação infantil e ensino fundamental até o 5º ano”, afirma Vanessa Souza.

Vem sendo firmada uma parceria com a Prefeitura municipal para impressão de mais livros para contemplar as Escolas situadas no perímetro urbano do município. Além do livro Colorindo os campos rupestres o programa produziu, em 2021, um calendário ilustrado com espécies do Parque Estadual da Serra Negra e um jogo de carteado que será utilizado nas aulas de educação ambiental, quando as atividades escolares retornarem de forma presencial.

Emerson Gomes