Projeto Conexão Mata Atlântica lança mostra de vídeos em festival

Foto: Divulgação/IEF

ConexãoMataAtlântica2 Dentro

Projeto Conexão Mata Atlântica desenvolve ações para capacitação dos produtores rurais e recuperação ambiental de áreas

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Projeto Conexão Mata Atlântica vai exibir uma mostra de vídeos socioambientais no SaranCine 2021, Festival de Cinema Ambiental online, que acontece entre os dias 1º e 5 de junho, no município de Sarandira, distrito de Juiz de Fora. Os vídeos foram produzidos com linguagem simples e de fácil compreensão e têm como objetivo educar, conscientizar, recuperar e conservar florestas.

Em Minas Gerais, as instituições responsáveis pela execução das ações do Projeto Conexão Mata Atlântica no Estado são o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Segundo analista ambiental do IEF e coordenador estadual do Projeto Conexão Mata Atlântica, Marcelo Massaharu Araki, o projeto atua como um importante apoio aos produtores rurais, fornecendo insumos de plantio e cercamento de áreas, além de capacitação técnica para uma produção mais sustentável e produtiva. “Essas ações afetam diretamente e indiretamente as pessoas das cidades, levando produtos de qualidade, protegendo as águas, melhorando a qualidade do ar e evitando as mudanças climáticas, isso é muito importante, cuidar das pessoas do campo e da cidade” explicou.

Os vídeos fazem parte do Projeto Conexão Mata Atlântica, sendo uma das ações de capacitação e educação ambiental executada pelos técnicos do IEF no Regional Mata e técnicos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), contratados pelo projeto.

Os Vídeos

Os vídeos foram criados para complementar as ações do projeto e visam atingir a diversos públicos, abordando temas variados com foco na Educação ambiental. Dentre os assuntos tratados destacam-se os depoimentos de produtores rurais, de técnicos e do diretor-geral do IEF, Antônio Malard, mostrando a importância do fomento e do projeto na região da Bacia do rio Paraíba do Sul que vem conservando e recuperando áreas degradadas por meio do plantio e cercamento das áreas.

Entre as ações retratadas estão também a prevenção de incêndios florestais, perigos e custos ambientais provocados pelos incêndios, além das ferramentas e estrutura para o combate. Também são apresentadas algumas das técnicas de recuperação ambiental mais utilizadas na recuperação, por meio do plantio de espécies nativas, nucleação, chuvas de sementes, entre outras técnicas de baixo custo e de fácil implantação; bem como a importância do uso sustentável da água e do solo. A perspectiva financeira da propriedade rural também é assunto dos vídeos, demonstrando a necessidade de se trabalhar como uma empresa geradora de lucros, além de evitar perdas e prejuízos.

Por fim, a temática da importância da fixação do carbono pelas florestas e pelo solo, por meio do plantio de árvores e os benefícios para mudanças climáticas como a desaceleração do efeito estufa também integra a rica pauta dos produtos. Ainda no critério sustentabilidade, os vídeos vêm retratar a importância da fauna no meio ambiente e na sociedade, destacando o papel que ela ocupa nos serviços ecossistêmicos e na beleza cênica da paisagem, com uma diversidade impressionante.

Clique aqui e assista os vídeos

Metas do Projeto Conexão Mata Atlântica

Com metas de capacitação dos produtores rurais e recuperação ambiental de 1.500 hectares, o projeto Conexão Mata Atlântica investiu na aquisição de infraestrutura e contratações para incremento de suas ações. Os trabalhos visam ainda aumento do estoque de carbono e redução dos impactos ambientais da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Para isso, houve contratação de empresa especializada para o plantio e cercamento das áreas em recuperação, que hoje são cerca de 800 dos 1.500 hectares cadastrados. Também foram capacitadas cerca de 1.070 pessoas, entre elas, produtores rurais, técnicos de prefeituras, sindicatos rurais e alunos de escolas rurais, por meio da realização de dias de campo e aulas teóricas. O aprimoramento do projeto envolveu ainda aquisições de equipamentos de informática, veículos e material para os viveiros.

Realizações do projeto

NúmerosConexãoMataAtlântica Dentro

O SARANCINE 2021

O Festival de Cinema Ambiental de Sarandira foi idealizado pela Associação Carabina Cultural e pela Carabina Filmes, que desenvolve o projeto “Sarandira Criativa” no distrito de Sarandira, Juiz de Fora, Minas Gerais. Os recursos são oriundos da Lei Aldir Blanc, com o apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado de Minas Gerais.

Entre as atrações da comemoração haverá um bate-papo entre dois produtores rurais que foram beneficiados pelo projeto Conexão Mata Atlântica. A apresentação será em formato de live com entrada ao vivo por meio do canal da Carabina Filmes no youtube.

Alguns dos temas ambientais que serão debatidos estão: as principais técnicas de manejo e conservação de solo e água para aumento de estoque de carbono e “oferta de água”; a Pecuária Neutra e Regenerativa e a diferença entre a pecuária convencional; a importância de se implementar a integração Lavoura/floresta/pecuária; o impacto financeiro para os produtores que utilizam essa técnica; os avanços produtivos das propriedades após participar do programa Conexão Mata Atlântica.

Para conhecer toda a programação do evento clique aqui.

Wilma Gomes