IEF e parceiros promovem treinamento sobre contenção de animais silvestres

Foto: Renata Fernandes

CursoContençãoanimais2 Dentro

Glauber Barino, coordenador do Cetas JF demonstrou como fazer contenção de aves

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal de Juiz de Fora, realizou, de 25 a 27 de maio uma capacitação sobre a contenção de animais silvestres. Duas turmas, com 18 participantes cada, participaram do treinamento, que também envolveu a equipe de profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora.

Os treinamentos foram aplicados pelo Sargento Neilton Bernardo, que fez a instrução para contenção de serpentes; pelo biólogo Glauber Barino, coordenador do Cetas JF e pela veterinária do Cetas, Laura Oliveira, que demonstraram a contenção de aves, além de um gambá e um sagui. A atividade contou, também, com palestras sobre as experiências vivenciadas pelos profissionais.

O treinamento ocorreu na sede da Polícia Ambiental em Juiz de Fora. O comandante da instituição, Tenente Almeida, ressaltou a importância da capacitação. “Esperamos com o curso junto aos nossos parceiros, que desempenham a mesma função, ter uma padronização nas ações e um ganho na qualidade de vida dos animais que serão soltos”, explicou o militar.

O sargento Agnaldo de Matos do Corpo de Bombeiros afirmou que “o treinamento vai ajudar a melhorar as técnicas para evitar danos aos animais no momento da contenção”. O guarda municipal, da Guarda Municipal de Juiz de Fora, que começou a atuar nessa área há pouco tempo, disse que “o aprendizado foi enorme e vai contribuir muito nas atividades em campo”.

Para o coordenador do Cetas Juiz de Fora, Glauber Barino, a experiência de unir esses parceiros foi extremamente positiva, “foi uma excelente recepção, pudemos padronizar os procedimentos podendo focar na saúde do animal e do agente que faz a captura. Esperamos que tenhamos outros nesses moldes”, ressaltou.

Renata Fernandes