Obras preparam APA Parque Fernão Dias para reabertura ao uso público

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

Visita governador apafernão dias

Secretária Marília e governador Romeu Zema firmaram compromisso com a prefeitura para a revitalização da unidade

Obras que vão trazer melhorias na infraestrutura da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias serão realizadas para permitir a reabertura da unidade ao público após nove anos de portas fechadas. O anúncio foi feito na tarde dessa quarta-feira (12/5) pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que acompanhou o governador Romeu Zema em visita ao espaço de lazer, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Também participaram da agenda o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, e a prefeita de Contagem, Marília Campos. A revitalização da APA Parque Fernão Dias, que é gerida pelo IEF junto à prefeitura por meio de um Termo de Cooperação Técnica, é fruto de uma parceria entre o Executivo Estadual e a administração municipal. As intervenções foram anunciadas em 28 de abril, quando representantes do Governo e da prefeitura estiveram na área verde.

Nesta primeira etapa serão investidos cerca de R$420 mil. A verba será captada pelo Estado e prefeitura em articulação conjunta com a iniciativa privada. O dinheiro vai custear adequações na portaria e no prédio sede da unidade de conservação, com substituições e adequações nas redes elétrica e hidráulica, limpeza geral, pintura, substituição de janelas, portas, grades, portões, manutenções nos banheiros com instalação de portas e troca de piso.

Inicialmente, quatro quadras do complexo esportivo da APA Parque Fernão Dias receberão adequações no piso, pintura, e substituição das traves e redes. Um outro investimento será na aquisição de brinquedos infantis para instalação na unidade. “O mais difícil, que é ter disponível à população uma unidade de conservação em área urbana. Nós já temos. Basta iniciar os trabalhos de recuperação e ter estrutura mínima para receber as pessoas e o que estiver ao alcance do Governo do Estado, será feito”, avaliou o governador Romeu Zema.

“O parque, por estar inserido em área urbana, tem uma função social muito grande, além do aspecto ecológico e ambiental. É uma área de lazer para as pessoas, estruturada com diversas quadras, com o único velódromo do Estado e vamos buscar essa inauguração para devolver esses serviços à população”, analisou a secretária Marília Melo.

Para o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o início das obras, que vão permitir a reabertura da APA Parque Fernão Dias, atendem a um pleito histórico da população, mas, também a um desejo do órgão ambiental. “Já foram iniciadas demolições e limpeza em áreas de mato e até a reabertura serão feitas reformas pra trazer um maior conforto e uma oportunidade delazer para os visitantes, como o uso de quadras poliesportivas que serão revitalizadas. Esse é apenas o início de intervenções da unidade, que passará por uma reforma mais ampla, contemplando mais atrativos”, detalha.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, agradeceu ao governador pelo compromisso assumido em revitalizar a unidade de conservação. “Nós precisamos devolver esse parque ao povo de Contagem. E essa parceria da prefeitura com o Governo de Minas vem para viabilizar esse sonho”, sustentou Campos.

Continuidade de obras

Há ainda a previsão de um investimento em torno de R$2,1 milhões para finalizar o pacote de intervenções que são necessárias na APA Parque Fernão Dias. O objetivo do Executivo Estadual é usar parte da verba destinada no anexo IV do acordo judicial entre a Vale e o Governo de Minas Gerais, como medida de reparação ao rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que trata da consolidação das unidades de conservação. Entretanto, o uso do dinheiro precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para ser utilizado.

Concessão

Localizada em um terreno que compreende os municípios de Contagem e Betim, a APA Parque Fernão Dias é uma das unidades de conservação administradas pelo IEF que está inserida no Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC). A ferramenta de gestão está na cartilha de pautas estratégicas da gestão do governador Romeu Zema e prevê o repasse de serviços turísticos e administrativos de 20 unidades de conservação estaduais, por meio de edital de licitação, à iniciativa privada.

Neste modelo, o Estado, por meio do IEF, ficará responsável por empenhar todos os seus recursos humanos, financeiros e logísticos para a gestão da conservação e preservação ambiental das unidades. Os trâmites para realizar a concessão da APA Fernão Dias foram iniciados em 2020 e a previsão é que a concessão se concretize em 2022.

Conservação ambiental

A Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias tem uma área de 98, 54 hectares e perímetro de 4.668,91 hectares e está localizada nos municípios de Betim e Contagem. A área, criada pela Lei Estadual 22.428/2016, está inserida no Vetor Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e representa um grande potencial para o contexto local e metropolitano devido à significativa extensão de área verde localizada próxima a importantes centros urbanos e industriais do Estado.

A revitalização da APA possui, portanto, a importante função de aumentar a oferta de atividades turísticas, culturais, de esporte, lazer e serviços públicos, em uma localização estratégica da RMBH, entre a via Expressa de Contagem e a BR-381. No interior da unidade de conservação foram identificados quatro cursos d 'água.

Entre as espécies da flora encontradas no local estão o Ipê Amarelo, símbolo do Brasil e o Jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna como as aves Anambé Branca do Rabo Preto, o Gavião Caboclo e o Cuitelo, esse último também uma espécie ameaçada.

Simon Nascimento e Luciane Evans
Ascom Sisema