Prevenção e combate a incêndios florestais ganham reforço em Minas

Foto: Divulgação/IEF

ReforçoPrevincêndio2 Dentro

As caminhonetes 4x4 são equipadas com motobomba e reservatório de 500 litros, roçadeiras e sopradores, além de outros equipamentos para uso no combate às chamas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) intensifica os trabalhos de prevenção e combate para a temporada 2021 de incêndios florestais em Minas Gerais, com a contratação de um pacote de serviços e a implantação de 10 novas Unidades Operacionais (UOp), localizadas em unidades de conservação e em bases operacionais do Previncêndio. Na lista do reforço à estrutura já existente está a aquisição de equipamentos, veículos (17 caminhonetes 4x4 e quatro caminhões) e a contratação de mais de uma centena de profissionais, por meio de recursos da compensação minerária, taxa paga por empreendimentos do setor ao Estado. O reforço estará à disposição para atendimento a 52 unidades de conservação estaduais (UC).

As UCs de proteção integral que passaram a contar com as UOps estão localizadas na área de abrangência do programa Previcêndio, nas bacias dos Rios Doce e São Francisco. As Unidades Operacionais serão responsáveis pelo desenvolvimento, tanto de ações preventivas e de combate, como também de gerenciamento das informações sobre as ocorrências de incêndios. As salas de Situação e Operações recebem e encaminham para as UOps as demandas de alimentação, reforço dos efetivos e emprego de aeronaves nos combates, com intensa atividade nos meses de agosto e outubro, ápice das ocorrências de incêndios florestais no Estado.

As caminhonetes 4x4 disponibilizadas são equipadas com motobomba e reservatório de 500 litros, roçadeiras e sopradores, além de outros equipamentos manuais para uso no combate às chamas. “Todos os recursos serão destinadas às unidades de conservação abrangidas, de forma direta, com a atuação dos brigadistas e indireta com os operadores das Salas de Situação e Operação”, explica o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo.

Os profissionais contratados serão distribuídos entre monitores ambientais brigadistas, operadores de salas de situação e operação, coordenadores de campo e um coordenador administrativo, que atuará na gestão das 10 UOps, além do reforço de pessoal na Sala de Situação de Curvelo e na Sala de Operações da Sub-base de Januária. “Os brigadistas se somarão ao efetivo de funcionários, brigadistas temporários, voluntários e bombeiros militares que realizam os trabalhos de prevenção e combate aos incêndios nas áreas de preservação sob responsabilidade do IEF”, complementa Rodrigo Belo.

O trabalho realizado pelos novos contratados é complementar ao que já é realizado rotineiramente pelos servidores do IEF, como: roçada manual e mecanizada; construção e manutenção de aceiros manuais e execução de queimas preventivas; rondas de monitoramento; verificação de focos de incêndio; operação de sistemas de detecção por vídeo vigilância. Também serão incumbidos da remoção de espécies vegetais exóticas que contribuem para a propagação do fogo; plantio de mudas para recomposição das áreas atingidas por incêndios; coleta de dados para monitoramento das áreas atingidas pelos incêndios e queimas preventivas.

Outro aspecto importante é a orientação a usuários e comunidades inseridas no interior e entorno de unidades de conservação estaduais, além da realização de levantamentos, manutenção e organização de equipamentos, ferramentas e almoxarifados utilizados para o combate a incêndios; coordenação de campo; operação das salas de controle e coordenação administrativa; apoio na organização e compilação de informações sobre as ocorrências de incêndios; apoio na montagem de Planos Integrados de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais das UC; levantamento de informações para subsídio de queimas preventivas, dentre outras.

REUNIÃO ALINHAMENTO

As unidades regionais do IEF também já deram início às reuniões de alinhamento de informações sobre prevenção e combate aos incêndios florestais em 2021. A rodada de encontros reuniu gerentes e funcionários de unidades de conservação estaduais, considerando a proximidade do início da temporada de incêndios.

Todas as 14 Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do IEF participaram do alinhamento, que discutiu o balanço de ocorrências de incêndios florestais em 2021; a contratação temporária de brigadistas; a prestação de serviços de prevenção e combate a incêndios por meio de recursos da Compensação Minerária; a aquisição de ferramentas e equipamentos de proteção individuais; o Manejo Integrado de Fogo e a realização de queimas prescritas; o uso banco de dados Previncêndio para o planejamento das atividades e coleta de informações e a migração do sistema de rádio comunicação analógica para o sistema digital.

Emerson Gomes