Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Reabertura do Parque Estadual do Ibitipoca é temporariamente suspensa

PDFImprimirE-mail

Foto: IEF/ Divulgação

Ibitipoca Reaberto cortada

Nova data de reabertura do Ibitipoca será informada, posteriormente, à população

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que a reabertura do Parque Estadual do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, está temporariamente suspensa. A unidade de conservação voltaria a receber os visitantes nesta quarta-feira (30/09), após seis meses com as portas fechadas para visitação, em medida preventiva ao contágio da Covid-19. Entretanto, um incêndio de grandes proporções, que teve início na tarde deste domingo (27/09) em área vizinha ao parque, também atingiu o território da unidade nesta segunda-feira (28).

Em função disto, todos os esforços estão concentrados nas ações de combate às chamas. Tão logo a situação seja normalizada o Instituto informará sobre a nova data de reabertura da unidade. O combate ao incêndio envolve 75 pessoas, entre brigadistas voluntários e contratados, além do corpo de servidores do Parque Estadual do Ibitipoca. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também atua na ocorrência com militares em campo e um helicóptero. As causas e a área total queimada ainda serão apuradas.

Reabertura

O anúncio da reabertura do Ibitipoca foi feito no último dia 24 de setembro. Na ocasião, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, informou que a unidade estava novamente apta a receber os visitantes. Os critérios utilizados pelo órgão responsável por administrar os parques estaduais em Minas foram definidos a partir do programa Minas Consciente. A ferramenta foi criada pelo Governo do Estado para balizar a reabertura gradual e segura dos setores econômicos e turísticos durante a pandemia da Covid-19.

“Infelizmente não vamos poder abrir essa importante unidade de conservação nesta quarta-feira, como foi programado, mas o adiamento foi por um motivo de força maior que está nos exigindo empenhar esforços nesse momento crítico. Tão logo superado esse problema, já nos próximos dias, vamos anunciar a nova data de reabertura do Ibitipoca”, afirmou o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

Ao anunciar a retomada das atividades turísticas no Ibitipoca, Malard também informou que outras 18 unidades de conservação, como os parques estaduais do Rio Doce e Pico do Itambé, também serão reabertas ao público. Para saber quais unidades de conservação geridas pelo IEF já estão recebendo visitação e o cronograma de novas reaberturas acesse este link.

 

Ascom Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades