IEF comemora Semana Florestal com programação especial

semana-florestal-2020-dentro-v02

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) preparou uma programação especial para comemorar a Semana Florestal 2020. Entre os dias 21 e 25 de setembro, o Instituto realiza palestras, debates, webinars, lives e ações de divulgação nas redes sociais com o tema “Conservação e recuperação ambiental: a importância da tecnologia e das parcerias institucionais”. Os eventos virtuais, em função da pandemia de Covid-19, serão apresentados por meio das plataformas digitais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com transmissão ao vivo pelo Youtube e Instagram, no endereço @meioambienteminasgerais.

Nesta segunda-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore, o IEF realiza uma panfletagem virtual na qual os servidores e população em geral são convidados a compartilhar em suas redes sociais o post publicado no perfil do Sisema@meioambienteminasgerais em celebração pela data. A ação coletiva é uma forma de destacar a importância desse bem natural para a vida do planeta.

Na terça-feira (22/09), às 10h, comemorando o Dia Nacional de Defesa da Fauna, o Instituto realiza o webinar “Parceria para fortalecimento da gestão da fauna silvestre em Minas Gerais”, com abertura feita pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard. O evento irá apresentar modelos de parceria promovidos pelo Instituto junto a demais órgão de Estado, centros de pesquisa e representantes do setor produtivo para a promoção de ações voltadas à proteção e manutenção da fauna silvestre no Estado.

Durante a tarde, às 16h, será apresentado o webinar “Fauna silvestre em diferentes ângulos - Impactos da Covid-19, desmatamento, tráfico e refaunação” com a participação de professores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV), que irão apresentar estudos relacionados à importância da contenção do desmatamento e do tráfico de animais silvestres como mecanismos preventivos de pandemias, como a Covid-19.

A retomada da visitação nas unidades de conservação do Estado será tema de uma live na próxima quarta-feira (23/09), a partir das 18h, no Instagram @livesief. O evento virtual terá participação do diretor-geral do IEF na abertura, com presença dos convidados Alex Amaral e Clarice Silva, gerentes dos parques estaduais do Limoeiro e do Ibitipoca, respectivamente. A mediação será do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro.

Já na quinta-feira (24/09), dois importantes lançamentos marcam a Semana Florestal 2020. O Sistema de Serviços de Registros de Categorias (REC) será apresentado em sua Etapa Fauna Aquática, e também ocorrerá o lançamento oficial da quarta edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais, promovido anualmente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Encerrando a programação da Semana Florestal 2020, acontece na sexta-feira (25/09), a partir das 10h, o webinar “Conexão Mata Atlântica - Quebrando Paradigmas na Restauração Ambiental”, onde serão apresentadas técnicas de recuperação ambiental utilizadas no projeto Conexão Mata Atlântica, iniciativa da qual o IEF é um dos responsáveis em Minas Gerais.

Para o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a Semana Florestal é o momento de ampliar as discussões relacionadas à proteção e manutenção do patrimônio natural do Estado, bem como apresentar as principais ações promovidas pelo poder público, em parceria com os demais setores da sociedade, na defesa da biodiversidade de Minas Gerais. “Pretendemos neste ano, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, mostrar como a atuação do IEF e seus parceiros se relaciona diretamente com o cotidiano dos mineiros na construção de um Estado ambientalmente sustentável”, ressaltou Malard.

Clique aqui para conferir a programação completa da Semana Florestal 2020

Edwaldo Cabielli