Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Prevenção e combate a incêndios florestais será reforçado em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Fotos: IEF Divulgação
IEF reforça combate a incêndios em Minas
Os 145 profissionais contratados prestarão serviços ao Estado até 2021, auxiliando também na prevenção dos incêndios florestais nas unidades de conservação administradas pelo IEF

O trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais será reforçado em Minas. Além do quadro de 265 brigadistas contratados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para atuar durante o período crítico de incêndios, mais 145 profissionais serão recrutados para a instalação de 10 novas unidades operacionais da Força-Tarefa Previncêndio, em regiões onde estão localizadas unidades de conservação de proteção integral das bacias dos Rios Doce e São Francisco. O IEF é membro da Força-Tarefa, grupo que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e é formado por outros órgãos estaduais e federais.

Além disso, 20 veículos – entre caminhonetes, carros de passeio e caminhões – e equipamentos utilizados nos trabalhos desses profissionais também serão aportados. O reforço foi possível devido a um recurso de compensação mineral oriundo de uma empresa com atuação em Minas, no valor de R$ 14 milhões, que teve o uso aprovado pela Câmara de Proteção à Biodiversidade, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em 26 de agosto.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, durante a 3ª Reunião Ordinária da Força-Tarefa Previncêndio, realizada na tarde desta terça-feira (8/9), virtualmente. “É uma grande vitória. Há muito tempo o IEF tentava este recurso e, a princípio, esse contrato terá vigência de um ano e essas equipes poderão ser utilizadas também nas ações de prevenção aos incêndios em 2021”, disse Malard.

A previsão do diretor-geral é de que os trabalhos nas 10 unidades sejam iniciados entre outubro de 2020 e maio de 2021, definição que se baseará nas condições climáticas vigentes, determinantes para o cenário dos incêndios florestais. O coordenador operacional da Força-Tarefa Previncêndio e Gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo, explicou que dentre as atividades dessas unidades estão revistas tanto atividades preventivas e de combate, propriamente ditas, como no reforço das ações de levantamento e elaboração do planejamento das atividades, como também o gerenciamento das ocorrências, realizados pelas Salas de Situação e Operações, que recebem e encaminham as demandas de alimentação, reforço dos efetivos e emprego de aeronaves nos combates, com intensa atividade nos meses de agosto e setembro, ápice da ocorrências de incêndios em quantidade e área atingida.

“Todos os recursos serão destinadas às unidades de conservação abrangidas, de forma direta, com a atuação dos brigadistas e indireta com os operadores das Salas de Situação e Operação”, frisou Rodrigo. Ao todo, os 145 profissionais contratados serão distribuídos em monitores ambientais brigadistas, operadores de salas de situação e operação, coordenadores de campo e um coordenador administrativo, que atuará na gestão das 10 unidades.

Também serão utilizadas 17 caminhonetes 4x4 equipadas com motobomba, roçadeiras e sopradores, além de outros equipamentos manuais de combate de uso no combate às chamas; um carro de passeio e dois caminhões de combate com capacidade de armazenamento de 5.000 litros de água.

Veja, abaixo, quais serão as novas 10 unidades operacionais:

•    UOp Noroeste - Parque Estadual Pacaratu
•    UOp Jequitinhonha - Parque Estadual Pico do Itambé
•    UOp Serra do Cabral - Parque Estadual Serra do Cabral
•    UOp Rio Doce - Parque Estadual Rio Doce
•    UOp Centro Norte - Parque Estadual Sumidouro
•    UOp AMSF Ato Médio São Francisco - Sub-base Operacional Previncêndio Januária
•    UOp Norte - Parque Estadual Lapa Grande
•    UOp Centro Sul - Parque Estadual Itacolomi
•    UOp Metropolitana - Sub-base Operacional Previncêndio BH
•    UOp BC - Base Operacional Pevincêndio Curvelo

 

BRIGADISTAS CONTRATADOS

Brigadistas contratados para período crítico de incêndios florestais
Alguns brigadistas, que já tiveram a finalização da contratação, já iniciaram os trabalhos no Parque Estadual da Serra do Rola Moça

O IEF também está recebendo os últimos integrantes do efetivo total de 265 brigadistas contratados para reforçar o combate aos incêndios florestais no período crítico da seca em Minas Gerais. Os profissionais que estarão à disposição do Estado por um período de 100 dias estão sendo alocados em 41 unidades de conservação espalhadas pelo território mineiro e em três centros operacionais da Força Tarefa Previncêndio, localizados em Belo Horizonte, Curvelo e Januária.

Os contratados reforçam as atividades de prevenção, monitoramento e combate às ocorrências, tarefas que já são desempenhadas pelos funcionários das unidades de conservação e também por brigadas parceiras que atuam nas áreas verdes de Minas. O profissional cumprirá carga horária de 40 horas semanais, conforme demanda das UCs.

Com a chegada do reforço dos novos trabalhadores temporários, muitas UCs já estão dando prosseguimento aos planejamentos com a presença dos brigadistas. É o caso do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que na semana passada realizou alinhamentos com as brigadas parceiras e também do parque, para prevenção e controle dos incêndios na unidade de conservação. Em razão da pandemia de Covid-19, o IEF deu preferência à contratação de brigadistas já treinados para exercer a função.

O objetivo é diminuir a quantidade de encontros presenciais e assim reduzir o risco de contágio pelo coronavírus. O treinamento deverá contemplar apenas cerca de 40 profissionais neste ano, que não dispõem dessa capacitação prévia, o que está sendo articulado com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

De acordo com o gerente de Prevenção a Incêndios do IEF, Rodrigo Bueno Belo, a contratação temporária dos brigadistas é muito importante para prevenir os incêndios, que são muito comuns nesta época do ano, e também para ajudar a combater os focos o mais rápido possível, reduzindo os danos à vegetação das UCs. “É uma medida importante que temos no Estado e nos ajuda bastante durante a temporada de seca. Sem esse apoio dos brigadistas teríamos bastante dificuldade de preservar as nossas unidades no momento em que elas ficam mais vulneráveis”, afirma o gerente.

BALANÇO

Durante a reunião, a equipe da Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF também apresentou um balanço dos registros de incêndios florestais e focos de calor em Minas, entre janeiro a agosto deste ano. Os dados do IEF apontam anda que nos oito primeiros meses do ano houve aproximada redução de 60% na área total queimada dentro das unidades de conservação, se comparado com a média histórica (2013 a 2019), sendo esse dado ainda parcial. Além disso, também houve redução de 42,3% no número de ocorrências registradas nas unidades de conservação.

A equipe do IEF também apresentou as previsões meteorológicas para as próximas semanas de setembro em Minas, apuradas pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).

Na mesma reunião o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, integrante a Força-Tarefa Previncêndio, apresentou na reunião a Portaria nº52, que disciplina as atividades realizadas por voluntários e profissionais da área, à exceção das brigadas contratada pelos governos municipais, estaduais e federais.

PREVINCÊNDIO

O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Força Tarefa Previncêndio (FTP), é regido pelo Decreto Estadual nº 45.960, de 02 de maio de 2012. O intuito da Força-Tarefa é desenvolver as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação sob responsabilidade do Estado, nas áreas de relevante interesse ecológico ou em áreas florestais que coloquem em risco a segurança das pessoas, o meio ambiente e o patrimônio da comunidade mineira.

Desde a sua criação, a Força-Tarefa Previncêndio vem trabalhando de forma inovadora na busca de novas tecnologias e no envolvimento de novos parceiros, além da ampliação de sua capacidade de resposta, como a contratação anual de brigadistas temporários, contratação de aeronaves e outros serviços destinados à prevenção e combate aos incêndios em unidades de conservação estaduais em Minas Gerais e nas unidades operacionais.

Além do IEF, integram também a Força Tarefa Previncêndio, sob a coordenação da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o Corpo de Bombeiros Militas de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Simon Nascimento e Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades