IEF lança primeira versão digital da Revista MG Biota

Foto: IEF/Divulgação

REVISTA BIOTA ONLINE

Capa da primeira edição da versão online da Revista MG Biota, publicada em  agosto/2020

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou, neste mês de agosto, a versão online da Revista Científica MG Biota, produzida pela Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto. O objetivo do periódico é divulgar resultados de pesquisas nas áreas de preservação administradas pela instituição, além de possibilitar aos pesquisadores publicar artigos com ênfase na biota mineira e áreas afins.

A nova versão já está disponível no endereço http://mgbiota.ief.mg.gov.br/index.php/MB e pode ser acessada gratuitamente por todos os interessados em conhecer um pouco mais desse horizonte da pesquisa científica, além das unidades de conservação estaduais como verdadeiros laboratórios de estudo, reafirmando a necessidade de preservação e conservação dessas áreas.

A Técnica Ambiental e integrante da equipe de coordenação da MG Biota, Sandra Mara Esteves, ressaltou que a versão online possibilita uma maior democratização do periódico, na medida em que seu acesso estará disponível a todo público. “Esse público pode ser a comunidade de ensino e pesquisa ou até mesmo o público leigo, que admira e busca por informações na área da biota mineira”, acrescentou.

Ainda de acordo com a técnica ambiental, como a tiragem da revista física era limitada, a edição nem sempre chegava a todos. “O formato on-line vai suprir essa lacuna. Soma-se a isso a expectativa de melhorar a qualificação da revista junto ao sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Qualis-CAPES), além do aumento de acessos e, consequentemente, uma avaliação positiva e atrativa para a geração de mais pesquisas para divulgação”, explicou.

Cláudio Castro, diretor de unidades de conservação do IEF, disse que as pesquisas científicas são extremamente importantes. “A pesquisa é uma diretriz do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. No grupo de proteção integral, pelo menos quatro categorias de unidades estabelecem a pesquisa científica como um dos objetivos básicos de sua existência, como ocorre nas Estações Ecológicas, Parques, Reservas Biológicas e em Refúgios de Vida Silvestre, por exemplo. Então, a Revista MG Biota é um importante meio de divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas, envolvendo temas de interesse de nossas unidades de conservação, da comunidade científica e da população em geral”, frisou.

REVISTA BIOTA DENTRO

A revista científica MG Biota, que desde a sua criação era disponibilizada semestralmente em edições impressas, ganha formato online

Desde sua criação, em 2008, a revista MG.Biota busca garantir a divulgação dos resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Minas Gerais, colaborando com toda comunidade científica e interessados na manutenção das unidades de conservação estaduais, que abrigam e preservam um grande número de organismos vivos, muitos dos quais se encontram ameaçados de extinção e tantos outros que ainda são desconhecidos pela ciência.

Fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável, priorizando abordagens relativas ao estudo das estruturas, distribuição espacial e processos nos diferentes níveis de interação entre aspectos ecológicos são as principais diretrizes do editorial da publicação.

Ambiente e Sociedade; Arqueologia; Biogeografia; Cavidades naturais; Conservação e preservação de patrimônio ambiental; Ecologia, Biodiversidade e seus correlatos; Ecoturismo e turismo sustentável são alguns dos temas abordados na MG Biota.

A revista tem periodicidade semestral, porém, eventuais edições especiais podem ser realizadas, a fim de prestigiar eventos de interesse institucional e acadêmico.

Wilma Gomes