Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Trabalho de cercamento de APA Parque Fernão Dias aumenta proteção da reserva ambiental

PDFImprimirE-mail

Foto: Marcus Vinícius de Freitas
CercaAPAPArqueFernaoDias06-MarcusViniciusFreitas-dentro
Serão realizadas também obras de revitalização, conservação e preservação da área

O trabalho de limpeza de áreas para instalação de um novo cercamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias teve início nessa terça (04/08). A ação é realizada na unidade de conservação estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que está localizada no município de Contagem e abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica. A atividade conta com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Marília Campos que destinou R$ 470 mil para a ação.


A deputada é autora da Lei 22.428, de 2015, que tornou o Parque Fernão Dias, até então um Parque municipal, APA. Os recursos também serão destinados para obras de revitalização, conservação e preservação da área. O recurso garantido pela deputada já está disponível e essa semana o será dada a ordem de serviço para que seja iniciada a primeira etapa de recuperação do Parque, que é o cercamento.


Segundo o gerente da APA, Marcus Vinícius de Freitas, o material usado no cercamento será concreto e arame farpado. “O primeiro passo foi a limpeza das áreas onde serão instalados os mourões”, explica Freitas. O trabalho será realizado ao longo dos próximos dias e ainda não trem previsão de término.


PARC


A APA Parque Fernão Dias é a mais recente unidade de conservação inserida no Programa de Concessão em Parques Estaduais (PARC), lançado pelo Governo de Minas em 2019. O trabalho pretende contribuir para a inovação na gestão das áreas protegidas de Minas Gerais, atraindo investimentos, gerando empregos, ampliando os recursos humanos e financeiros. OS benefícios a serem empregados na conservação ambiental e sensibilizando grande parcela da sociedade quanto à real importância de manutenção das áreas verdes para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.


Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Melo Malard, o objetivo do Programa é desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltados para o aprimoramento e diversificação dos serviços turísticos ofertados nas UCs estaduais. “A intenção é garantir o cumprimento de seus objetivos de criação, o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas existentes, a maior eficiência na gestão e na conservação da biodiversidade, bem como a geração de benefícios sociais e econômicos para as comunidades do seu entorno, afirma.


Entre os objetivos específicos do Parc está a identificar as oportunidades de concessões e parcerias nas UCs estaduais, estruturar projetos de concessões e parcerias pilotos que contemplem a gestão dos serviços turísticos em outras 21 unidades de conservação e envolver e sensibilizar atores das unidades de conservação estaduais quanto à importância e benefícios do cumprimento do objetivo dos Parques e Monumentos Naturais.


Outra proposta é estimular a promoção de lazer e ecoturismo em meio à natureza, para a garantia futura da proteção dessas áreas. O programa também pretende reduzir custos de manutenção e manejo nas unidades de conservação, visando a alocação de recursos públicos de forma mais eficiente, gerando novos negócios, emprego e renda para a população, além de diversificar as oportunidades de lazer em meio à natureza ampliando o acesso da sociedade às áreas naturais protegidas do Estado.


A APA Parque Fernão Dias possui área de cerca de 984 mil metros quadrados de extensão, uma das maiores áreas verdes em região urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A reserva ambiental sob a gestão do IEF, órgão do Governo do Minas Gerais e do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), acompanha a execução das melhorias.

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades