Acervo de Lund volta a Minas Gerais

Cerca de 300 peças encontradas pelo paleontólogo dinamarquês Peter Lund, na região do carste de Lagoa Santa, no século XIX, retornarão para Minas Gerais até o final de 2010. Este é o principal resultado da visita técnica da assessora de vice-governadoria, Natasha Nunes, e do professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Castor Cartelle, à Dinamarca, realizada no início de maio.

A idéia do retorno do acervo partiu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Ministério do Turismo, da Prefeitura de Lagoa Santa e do cônsul da Noruega e presidente da Câmara de Comércio Brasil- Dinamarca, Jens Olesen. Parte do acervo do paleontólogo dinamarquês ficará exposta no museu que será construído junto ao receptivo turístico Peter W. Lund na Gruta da Lapinha e no Museu Primeiros Americanos, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e também no receptivo turístico da gruta de Maquiné, em Cordisburgo.

De acordo com Natasha Nunes, o acordo a ser formalizado entre o Governo de Minas e o da Dinamarca nos próximos meses prevê a vinda do acervo em forma de comodato por 10 anos, podendo ser estendido por outros 10 anos. "Os dinamarqueses foram totalmente favoráveis ao projeto dos museus que apresentamos durante a nossa visita e já vamos encaminhar a relação de peças que queremos que retorne", detalha Nunes.

Linha Lund

A criação de espaços com as obras descobertas em escavações será um dos atrativos da Linha Lund, um dos mais importantes roteiros do Circuito Turístico das Grutas. A Linha, que integra o projeto estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica do Governo de Minas, coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF),  proporcionará uma viagem ao conhecimento científico.

O marco inicial será no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, passando pelo Parque Estadual do Sumidouro, pelas grutas da Lapinha (Lagoa Santa) e Rei do Mato (Sete Lagoas), e a chegada na Gruta de Maquiné (Cordisburgo), totalizando 120 quilômetros de extensão. Nesse percurso, o visitante terá a oportunidade de conhecer e se aprofundar sobre a importância científico-cultural da região do Carste de Lagoa Santa, rica em biodiversidade, arqueologia, paleontologia e espeleologia. A Linha Lund tem ainda o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios com a preservação das riquezas naturais e intensificação da educação ambiental.

Com investimentos previstos de R$ 10 milhões na Linha Lund, o Governo de Minas, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), implantará até 2010, os receptivos turísticos das Grutas da Lapinha, Rei do Mato e Maquiné e o Museu dos Primeiros Americanos no Parque Estadual do Sumidouro.

O projeto da Linha Lund, que está sob a coordenação da Vice-Governadoria, tem como parceiros o Sisema, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Leia a notícia na integra no Agência Minas.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.