Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Trilha dos Sentidos chega ao Parque Estadual do Itacolomi

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação IEF

TrilhadosSentidos Dentro

A trilha propõe uma experiência por meio do tato, paladar, olfato, visão e audição, durante visita ao parque

 

 

A visitação em parques estaduais geralmente ocorre em períodos diurnos e tem como foco o contato com a natureza e sua contemplação visual. Para proporcionar uma experiência diferenciada e totalmente sensorial a seus visitantes, o Parque Estadual do Itacolomi, na Região Central de Minas, aderiu ao projeto Trilha dos Sentidos, já realizado no Parque Estadual Mata do Limoeiro, Região Sudeste de Minas. As duas unidades de conservação são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

A atividade propõe aos visitantes, por meio do tato, paladar, olfato, visão e audição, uma experiência totalmente individualizada em sua permanência no parque. Na trilha, os participantes têm os olhos vendados e são guiados por uma corda. Durante o trajeto, eles são conduzidos o tempo todo pela equipe do Parque.

 

O gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex L. Amaral Oliveira, conta que a Trilha dos Sentidos nasceu da necessidade de oferecer uma atividade inclusiva e que permitisse maior conexão com a natureza, além de ser uma atividade possível de ser praticada por adultos e crianças. “Tivemos, inicialmente, o apoio de uma psicóloga, a Paloma Bianca, que nos auxiliou em um entendimento sobre essa conexão do homem com a natureza. A Trilha dos Sentidos também atende visitantes que querem fazer atividades próximas da sede do Parque”, explica.

 

Segundo a gestora do Parque Estadual do Itacolomi, Maria Lúcia Coimbra Cristo, a iniciativa de levar a Trilha dos Sentidos para o Parque partiu da necessidade de oferecer um atrativo que promovesse o sentimento de pertencimento entre os visitantes e a natureza. “A atividade promove um momento de conexão não só com a natureza, mas do indivíduo com ele mesmo. Ela desperta o olhar para elementos que a pessoa não tem no seu dia a dia”, explica. Na semana passada, o Itacolomi já recebeu um grupo de estudantes e que, de acordo com Maria Lúcia, gostaram bastante da experiência.

 

AGENDE SUA EXPERIÊNCIA NA TRILHA DOS SENTIDOS:

 

Parque Estadual Mata do Limoeiro

 

O Parque Estadual Mata do Limoeiro fica em Ipoema, distrito de Itabira, Região Central de Minas.

 

A Trilha dos Sentidos é permanente e realizada, sob agendamento. Os participantes são grupos escolares, turistas e a própria comunidade. Os grupos serão formados de acordo com o número de interessados e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail do Parque: ' ); document.write( addy16477 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ."> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Cerca de 3 mil pessoas já participaram da atividade no Limoeiro.

 

Parque Estadual do Itacolomi

 

O Parque Estadual do Itacolomi está localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A Trilha dos Sentidos acabou de ser inaugurada e está recebendo grupos escolares, turistas e a própria comunidade, com capacidade máxima de atendimento de até 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do Parque: ' ); document.write( addy29032 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ."> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Viviane Lacerda
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades