Parque Estadual de Lapa Grande realiza ato Público “Transparência e Participação”

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza nesta terça (10/09) consulta pública com a população de Montes Claros para apresentar as normas propostas para a visitação do Parque Estadual de Lapa Grande, localizado no município. Será o nono parque estadual aberto ao público.

A reunião acontecerá às 9h30 no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (Rips), na Praça Cívica, 243, bairro Ibituruna. São esperadas cerca de 70 pessoas, representando sociedade civil, órgãos públicos, parceiros do IEF, além de integrantes do Conselho Consultivo do Parque.

No encontro, serão apresentados e debatidos os critérios propostos para a visitação no Parque que são baseados nos estudos técnicos de uso público definidos no Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Posteriormente, o documento será validado pelo Conselho Consultivo da unidade de conservação e publicado em Portaria do IEF.

O coordenador de Áreas Protegidas do Escritório Regional Norte do IEF, Edmar Monteiro, explica que no evento serão colhidas sugestões e críticas da população sobre a implantação das normas de visitação no Parque. “Serão abordados temas relativos ao plano de manejo do Parque, fortalecendo a gestão participativa da unidade de conservação”, afirma.

Foto: Evandro Rodney

lapa_grande

Mananciais do Parque são importantes para abastecimento de água da população

O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado em 2006, possui área de 7,6 mil hectares e protege um importante patrimônio natural, cultural e histórico, abrigando cerca de 50 grutas, sendo a maior delas a Lapa Grande com 2,2 quilômetros. Pesquisas realizadas no Parque já identificaram 47 sítios arqueológicos onde podem ser observadas mais de mil pinturas rupestres, além de cerâmicas, restos vegetais, de fauna e ossos humanos.

A unidade de conservação abriga importante remanescente dos biomas Cerrado e Caatinga, apresentando ainda áreas de mata seca. Também protege os mananciais que garantem o abastecimento de água de parte significativa da população de Montes Claros.

Thaís Lopes
Ascom Sisema