Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Monitoramento

PDFImprimirE-mail

O Monitoramento de focos de calor baseia-se na detecção de “pontos quentes” na superfície da terra por três satélites: o NOAA 12, O NOAA 16 e o TERRA/MODIS. Utilizam-se também as informações do satélite meteorológico GOES, que pode fornecer imagens a cada 30 minutos. Esses satélites identificam os focos de calor e nos fornecem as coordenadas geográficas desses pontos.

Após a detecção, os focos de calor são cruzados com outras informações importantes presentes na base de dados georreferenciados do IEF. Nessa fase é que entra em ação o Sistema de Alerta e Risco de Incêndios Florestais.

O sistema é estruturado em três níveis gradativos de alerta: VERDE, AMARELO e VERMELHO. O alerta verde significa alto risco de incêndios florestais ou em vegetação de interesse ecológico como os campos naturais e os rupestres. O amarelo significa um risco muito alto de incêndio em unidade de conservação ou em área prioritária para conservação. Esse alerta também é acionado após 36 horas de alerta verde. O vermelho representa um incêndio florestal confirmado.

Na fase de alerta verde, as informações são comparadas com os mapas de vegetação do Estado e com as autorizações emitidas pelo IEF para queimas controladas. O alerta amarelo só é emitido após a verificação dos mapas das unidades de conservação e das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.

Diariamente, o Previncêndio recebe do Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe) os Mapas de Risco Meteorológico e de Precipitação. As informações subsidiam os cálculos sobre o comportamento do fogo, como a sua velocidade de propagação.

Se o incêndio for confirmado - alerta vermelho -, as Brigadas Voluntárias de Combate ao Incêndio Florestal, os Escritórios Regionais e os Núcleos Operacionais do IEF são acionados para fazerem uma avaliação de campo.

As viaturas do IEF e Corpo de Bombeiros que estiverem mais próximas do local do fogo recebem um alerta. Os veículos da frota do IEF são equipados com um sistema de monitoramento capaz de fornecer, em tempo real, a localização exata de cada viatura em qualquer parte do Estado.


Clique aqui para consultar os focos de calor em Minas Gerais.
Disque Alerta de Incêndios Florestais
0800 28 32323


IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades