Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro

O Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro foi criado a partir do Decreto nº 39.954, de 8 de outubro de 1998. Sua área corresponde a 20.500 hectares e pertence ao município de Matias Cardoso, município localizado no norte de Minas Gerais.

O Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro foi criado com o objetivo de proteger a significativa área de cobertura vegetal e o conjunto formado pelo espelho d'água das lagoas marginais do rio São Francisco. A ilha do Cajueiro e o próprio rio São Francisco são os elementos referenciais na região do Parque.

Patrimônio natural
A flora é composta por espécies de formação florestal perenifólia, da caatinga arbórea (mata xerófila caducifólia), carrasco, campos de dreno, pastos artificiais em estágio de recomposição natural e macrófitos.

Na área do parque está situado o afloramento do Grupo Bambuí, subgrupo Paraopeba, formações Lagoa do Jacaré e Serra da Saudade. O relevo deve-se ao ciclo erosivo Velhas e por processos de erosão e sedimentação. Apresenta extensas planícies ligada a calha do Rio São Francisco.

A fauna da região é um reflexo da grande diversidade local e a maioria dos animais que compõe a fauna regional são de pequeno porte. Os que alcançam maior tamanho são a anta, a onça pintada, a sucuri, o jacaré-do-papo-amarelo, o tamanduá e o lobo-guará. O Parque também conta com abundante avifauna e numerosas espécies de répteis, anfíbios e peixes.

Infraestrutura
O Parque possui Casa de Pesquisa, 02 torres de observação e 01 Posto de monitoramento na lagoa do cajueiro.
Utilizamos a sede da Fazenda Casa Grande adquirida pelo o IEF mas não decretada ampliação da Uc, como sede do Parque.

Visitação
O parque está fechado à visitação.

Horário de funcionamento: horário de trabalho na Uc, das 08:00 às 18:00hs.

Endereço da Sede Administrativa:
Escritório Jaiba
Rua Bahia, 88 centro – Jaiba/MG – CEP: 39.508-000
Escritório Regional Alto Médio São Francisco
Travessa São Vicente, 86 - Centro - Januária/MG - CEP: 39.480-000

Endereço do Parque:
MG 401, Km 18 – Matias Cardoso/MG
Telefone: (38) 3833-1532  - 9144-4869

Como chegar
Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR 040, sentido norte de Minas e continuar seguindo pela BR 135 até Montes Claros. De Montes Claros, seguir por 206 Km até Jaíba. De Jaíba, seguir pela MG 401 por 70 Km até Matias Cardoso onde do centro da cidade até a sede da UC são 07 Km seguindo pela estrada sentido comunidade da Lapinha.

Distância de Belo Horizonte: 700 km (aproximadamente)