Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas que reforçam ações de conservação e turismo ecológico - IEF
Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas que reforçam ações de conservação e turismo ecológico
Artigo
O Parque Estadual de Botumirim, localizado na região Norte de Minas, acaba de ganhar uma nova casa sede. A nova estrutura foi inaugurada, na última sexta-feira (17), além de novos banheiros do Balneário Rio de Peixe. A nova sede do Parque abrigará a administração e facilitará as atividades de fiscalização, monitoramento e ronda, além de servir como base para as operações da brigada de incêndio, devido à sua localização estratégica dentro da Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). |
Foto: IEF/Divulgação
Unidade de conservação localizada na região Norte de Minas, ganhou nova casa sede e banheiros ecológicos
O Parque Estadual de Botumirim, localizado na região Norte de Minas, acaba de ganhar uma nova casa sede. A nova estrutura foi inaugurada, na última sexta-feira (17), além de novos banheiros do Balneário Rio de Peixe. A nova sede do Parque abrigará a administração e facilitará as atividades de fiscalização, monitoramento e ronda, além de servir como base para as operações da brigada de incêndio, devido à sua localização estratégica dentro da Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Após a aquisição da área da Casa Sede Administrativa do Parque, realizada por meio de compensação ambiental, várias entidades e instituições uniram forças para garantir a reforma e a manutenção do imóvel, bem como o funcionamento adequado da nova sede. A inauguração foi possível graças à união de esforços do IEF, por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte; o Programa Copaíbas; a Prefeitura Municipal de Botumirim, e o apoio de funcionários de outras unidades de conservação que contribuíram para a realização do projeto.
Balneário
O Balneário Rio de Peixe é um local com uma grande praia de areia branca e límpida, e rodeada por paredes de pedras moldadas pela natureza. Logo após a praia, seguindo o curso do rio, existe um complexo de pequenas quedas d’água, rodeadas de areia branca, desembocando em poços de água ferruginosas e próprias para banho.
Segundo a supervisora da URFBio Norte, Margarete Caires, os banheiros do Balneário Rio de Peixe foram construídos com o objetivo de aprimorar a experiência dos visitantes, tornando o local mais acessível e confortável, sem comprometer a integridade ambiental da área. “Essa iniciativa foi possibilitada com os recursos disponibilizados pelo Ministério Público - Promotoria de Montes Claros, geridos pelo Instituto Grande Sertão, com o apoio de mão de obra da Prefeitura Municipal de Botumirim, do IEF e do Programa Copaíbas”, frisou.
Os banheiros ecológicos contam com sistema de tratamento de esgoto sanitário, um sistema biodigestor que combina fossa séptica e filtro anaeróbio em um único equipamento, proporcionando mais economia e eficiência na construção. O biodigestor, utilizado nesse sistema, é impermeável, o que garante que o esgoto no tratamento fique completamente isolado do solo, evitando qualquer contaminação. “Esta escolha reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental do parque”, reforçou a gestora.
Margarete Caires ressaltou, ainda, que a inauguração dessas estruturas foi uma grande entrega institucional para o Parque. “Além de representar um avanço significativo na conservação ambiental da região, evidencia o comprometimento e a cooperação entre diferentes setores da sociedade na promoção de práticas sustentáveis e na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras”, disse.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema
