Com o objetivo de fortalecer a atuação regional na regularização ambiental de imóveis rurais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, na última quinta-feira (22/5), o Workshop PRA Produzir Sustentável: trocas de saberes entre as Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade do IEF. Realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, o encontro reuniu cerca de 35 profissionais de diversas unidades do Instituto, incluindo supervisores regionais, coordenadores de núcleos de biodiversidade e analistas ambientais.
A iniciativa faz parte das ações do programa PRA Produzir Sustentável, voltado à recuperação ambiental de áreas protegidas, como matas ciliares e nascentes, e ao incentivo de boas práticas no meio rural. O evento teve como foco o alinhamento de estratégias entre a sede do IEF e suas unidades regionais, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de casos de sucesso.
A abertura do workshop contou com a presença do diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, e da diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas, que destacaram o papel estratégico do programa para a efetivação das políticas florestais e de biodiversidade em Minas Gerais.
Cooperação técnica e fortalecimento institucional
O programa PRA Produzir Sustentável é viabilizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IEF, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a empresa Vale. A iniciativa já é considerada um exemplo de boas práticas e tem potencial para ser expandida para outras regiões do estado.
Para a analista ambiental do IEF e coordenadora do programa, Janaina Mendonça, o workshop foi fundamental para a consolidação das ações nas unidades regionais. “O evento foi essencial para instrumentalizar as equipes e também para estabelecer uma ferramenta de monitoramento que vai orientar os esforços e ampliar o alcance das ações de recuperação de nascentes, matas ciliares e outras áreas protegidas por lei”, afirmou.
Compromisso com a sustentabilidade
O encontro também reforça o compromisso do IEF com a sustentabilidade, a descentralização das ações ambientais e a integração das esferas administrativas. A expectativa é de que, com o fortalecimento da atuação regional, o estado avance significativamente na implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e na promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema

