O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar, realizou uma série de visitas ao Triângulo Mineiro para acompanhar de perto ações e fortalecer parcerias em torno da conservação ambiental na região. Um dos principais focos foi o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), que ocupa áreas nos municípios de Uberlândia e Araguari e tem grande importância para a biodiversidade local.
Durante a visita ao Parque, Lasmar se reuniu com a gerente da unidade, Maricéia Barboza Pádua, e com o presidente da Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), Gustavo Mallaco da Silva, para acompanhar os avanços do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições.
A Angá é a organização vencedora da modalidade de concorrência pública dentro do Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC), iniciativa do Governo de Minas voltada para o fortalecimento da gestão de Unidades de Conservação por meio de parcerias e concessões. Por meio do Acordo de Cooperação serão realizadas ações visando o aprimoramento da gestão do Parque Estadual Pau Furado, mediante o desenvolvimento de ações administrativas e logísticas para apoio no ordenamento e execução das atividades de uso público e nas atividades de gestão da visitação no Parque, em consonância com o Plano de Manejo e demais normas da Instituição.
O PARC tem como objetivos ampliar e qualificar os serviços turísticos ofertados, promover o uso sustentável do território e gerar benefícios socioeconômicos para comunidades do entorno. “A ideia é garantir o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas do Parque, aumentar a eficiência na gestão e na conservação da biodiversidade, além de trazer ganhos reais para as comunidades locais”, afirmou Breno Lasmar.
Diálogo com autoridades locais
Lasmar também se reuniu, em Uberlândia, com o prefeito de Araguari, Renato Carvalho Fernandes para tratar da infraestrutura da unidade e da importância da conservação ambiental para o município. O diretor destacou que o Acordo de Cooperação com a Angá permitirá não apenas melhorar a gestão do Parque, como também incentivar o turismo sustentável e o uso público responsável da área.
A agenda no Triângulo incluiu também um encontro com o secretário de Relações Institucionais e Recursos Financeiros de Monte Carmelo, Vitor Hugo Martins, para discutir novos acordos voltados à regularização de imóveis rurais e apoio a empreendimentos do setor, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Nova sala de exposição no Uberlândia Shopping
Outro marco importante da visita foi uma visita na Sala de Exposição do Parque Estadual do Pau Furado, no Uberlândia Shopping. A sala, cedida por um ano ao Parque, foi viabilizada por meio do Projeto Fama (Fundo Alexa de Meio Ambiente), iniciativa do Instituto Alexa de Desenvolvimento Humano, que financia ações voltadas à conservação ambiental.
Na inauguração, realizada em abril, foi feita uma apresentação institucional do Parque, destacando seus atrativos turísticos, a diversidade da fauna e flora e os principais projetos em andamento. Ao longo do ano, o espaço será utilizado para ações de educação ambiental, com temas como prevenção de incêndios florestais, proteção da fauna e flora, piracema e combate ao tráfico de animais silvestres.
A sala busca aproximar a população urbana das questões ambientais e promover a conscientização sobre a importância das Unidades de Conservação para o equilíbrio ecológico da região.
Ascom/Sisema