Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Visitação

PDFImprimirE-mail

 

Visite as unidades de conservação do Estado de Minas Gerais, existem diversas UC’s com grande potencial de visitação, sendo que as principais estão detalhadas no item Parques de Minas. Esse tipo de atividade auxilia na sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação do meio ambiente e ainda fortalece a sustentabilidade econômica da região. Essas visitas têm principalmente fins recreacionais, educativos e científicos, proporcionando diversos usos dos recursos naturais e culturais existentes na unidade de conservação.

 

O Instituto Estadual de Florestas está constantemente trabalhando para diversificar as atividades de ecoturismo e recreação oferecidas nos Parques de Minas e em outras UC’s, como os monumentos naturais. O objetivo final é oferecer em cada um dos Parques estrutura adequada ao número e ao perfil de visitantes que procura a unidade.

 

Para oferecer uma experiência que deixe no visitante uma impressão positiva, o IEF busca proporcionar aos visitantes e turistas condições e infraestrutura cada vez melhores nas unidades estaduais abertas à visitação. Dentre as ações promovidas estão melhorias e abertura de novas trilhas, reforma ou construção de centros de visitantes, áreas de camping e outras estruturas de apoio, instalação de sinalização e promoção de atividades turísticas de aventura como escalada, tirolesa, caminhadas, montanhismo, canoagem, exploração de cavernas, entre outras, além de educação e interpretação ambiental.

 

O quadro abaixo lista as categorias de UC’s que permitem visitação pública em relação às que permitem apenas a visitação educacional e científica.

 

Tipo de visitação

Categorias de UC’s

Visitação pública: inclui com fins turísticos, recreativos, científico, educacional ou cultural.

Parque, Monumento Natural, Refúgio de Vida Silvestre, Floresta Estadual, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, RPPN e APA.

Visitação exclusivamente com fins educacionais ou científicos.

Estação Ecológica e Reserva Biológica.

Fonte: SNUC, Lei Federal nº 9.985/2000.

 

Por se tratar de ambientes naturais, as unidades de conservação, além de vulneráveis, também oferece riscos, o que requer cuidados tanto com a natureza como também com a sua segurança. O Ministério do Meio Ambiente divulgou em todos os parques nacionais, estaduais e municipais o folheto Conduta Consciente em Ambientes Naturais, onde informa as regras básicas de comportamento dos visitantes. São princípios adotados no mundo inteiro que visam segurança, cuidados e respeito dos frequentadores com o a natureza.

 

 Conduta consciente em ambientes naturais

 

 

No intuito de ordenar a visitação, o IEF estabeleceu normas e diretrizes do uso público para as unidades de conservação estaduais que devem ser seguidos:

Portaria IEF 34/2018, atualizada pela Portaria IEF 37/2018 e pela Portaria IEF 33/2021.

 

Para colaborar ativamente na conservação de nossas unidades de conservação, você pode apresentar-se como voluntário. No mundo todo, o trabalho voluntário é uma tradição em parques e em outras categorias de UC’s.

Adote esta ideia! Seja voluntário!

 

Verifique no link acima e na administração das UC’s que você visita se existe algum programa de trabalho voluntário. 

 

Denuncie agressões contra o meio ambiente aos órgãos responsáveis pela fiscalização dos parques e outras unidades de conservação.

 

Observação de vida silvestre nas Unidades de Conservação

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades