Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Alto Cariri

PDFImprimirE-mail

Criação:
Decreto 44.726, de 18 de fevereiro de 2008.

Área:
6.151,1380 hectares.

Município de abrangência:
Santa  Maria  do Salto e Salto da Divisa.

Descrição:
O Parque Estadual Alto Cariri abriga um importante remanescente de Mata Atlântica que se estende pelo sul da Bahia. Juntamente com o Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, também localizado em Santa Maria do Salto, é responsável pela preservação de espécies ameaçadas como o monocarvoeiro, maior primata das Américas.

Um grande número de espécies endêmicas, que só existem ali, pode ser encontrado nas unidades. A região possui uma grande área de floresta, o Parque, e diversos fragmentos menores, nos quais está inserido o Refúgio, assim protegidos para facilitar a recuperação e o restabelecimento da conexão entre elas.

Juntas, somam cerca de 8,8 mil hectares de áreas protegidas. O crescimento da agricultura e da pecuária na região do Médio Jequitinhonha também foi fator determinante para a criação das unidades. Os fragmentos florestais existentes tornam-se mais vulneráveis às pressões para abertura de novas áreas para plantio e pastagem e as medidas para conservação da área são urgentes.

O Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, foi instituído Decreto nº 44.727, está localizado em área anexa ao parque e possui 2.722,6050 hectares. Na área, foi relatada a ocorrência de grupos de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), também conhecido como monocarvoeiro, presente na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, na situação de criticamente ameaçado.

O Refúgio da Vida Silvestre é uma das categorias de unidades de conservação definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). No local é permitida a presença de propriedades particulares que deverão compatibilizar a utilização da terra com a preservação dos recursos naturais, observando os a legislação vigente e o Plano de Manejo do Refúgio.

 

Sede Administrativa
IEF - URFBio Nordeste
Endereço: Rua Otto Laure, 213 - Marajoara - Teófilo Otoni
Telefone: (33) 3087-2240
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escritório de Apoio
Endereço: Rua Intendente Djalma Rodrigues de Carvalho, 303-A - Centro - Santa Maria do Salto
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades