Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra Verde

PDFImprimirE-mail

logo-serra-verde   faixa branca  QR CODE SERRA VERDE  texto-qrcode

 

Fotos:

 Clique nas imagens para ampliá-las.

 DSC7089

faixa branca  DSC7036 - Cópia faixa branca Lagoa do Menudo-Parque Estadual Serra Verde - Foto Evandro Rodney 83
 Trilha da Mata    Atrativos    lagoa do Menudo
 DSC7208    DSC7873    DSC7032
 Vista geral do Parque    Vista parcial do Parque    Vista parcial do Parque

 

Dados Gerais

 

O nome Serra Verde tem origem na serra onde o parque está inserido, além de batizar a antiga fazenda que ali funcionava. Posteriormente, veio a virar bairro com o mesmo nome, e adjacente ao atual Parque funcionou o Jóquei Clube Serra Verde, área onde atualmente está instalada a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

A unidade de conservação foi criada com o objetivo de conservar um remanescente de área verde da região norte de Belo Horizonte, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida.

O Parque Estadual Serra Verde tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, tem função de servir como refúgio e locais de alimentação e reprodução de espécies nativas.

 

Infraestrutura

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Sede Administrativa;
  • Trilhas sinalizadas.

 

Horário de Funcionamento

A sede do Parque (administração e centro de visitantes) abre de segunda a sexta, de 9h às 17h.

Já as demais atividades de uso público e trilhas guiadas acontecem somente de acordo com o calendário disponibilizado semestralmente e/ou mediante agendamento prévio. As atividades eventualmente também incluem capacitações, cursos e palestras.

 

Como Chegar

Após pegar a MG-10 (sentido Aeroporto de Confins), sair sentido Cidade Administrativa do Estado (CA) pela direita e pegando o túnel de acesso. Após o túnel, no semáforo, virar à esquerda sentido bairro Serra Verde e estacionamento de visitantes. Após guarita da Polícia Militar da CA, pegar a primeira rua a esquerda. É uma rua sem saída e há sinalização da Sede do Parque na esquina. A sede fica no meio do quarteirão a direita e tem portaria 24h.

localizador Localização

 

Contatos e Endereço

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fone: (31) 3455-5266 - Sede Administrativa do Parque Estadual Serra Verde

Rua da Cavalariça, 99 - Serra Verde

CEP 31.630-363 - Belo Horizonte – MG.

 

Ingressos e Tarifas

A entrada é gratuita.

 

Atrativos e Atividades

O parque possui algumas trilhas ecológicas implantadas, manejadas e sinalizadas. Estas trilhas podem ser percorridas de três formas: Autoguiada, Projeto Trilhas Temáticas Mensais e através de agendamento prévio de grupos e escolas. 

A TRILHA AUTOGUIADA e a modalidade que pode ser percorrida sem agendamento ou condução por monitores e guias. Possui sinalização própria e específica (“siga as setas amarelas”) e esta se inicia na Sede Administrativa do Parque. Ela abrange as trilhas da Mata, Biquinha, Curiango e Pica Pau, e tem uma extensão de até 2.400m (ida e volta). Baixe aqui o trajeto. 

A atividade “Trilhas Temáticas Mensais” tem calendário disponibilizado semestralmente pela equipe da UC em seus meios de divulgação e comunicação, como redes sociais. Elas acontecem mensalmente, sempre aos sábados, 08h30min da manhã (exceto noturna, que ocorre nos dias úteis), quando recebemos os visitantes na sede do Parque para seguir em caminhada pelas trilhas da Unidade de Conservação (ou outra atividade, conforme programação). E a cada mês, alternadamente, fazemos uma trilha diferente, abordando ora a flora, a fauna, o solo, as águas, etc. As atividades são gratuitas, as inscrições limitadas e são no início da semana de cada caminhada. Feita a inscrição basta comparecer no local, data e horário combinados, seguindo as recomendações para a atividade. 


O agendamento prévio de grupos e escolas podem ser feitos pelos principais meios de comunicação do parque (e-mail e telefone). Este agendamento depende de disponibilidade de data e equipe e pode também ser conjugado com outras atividades complementares como palestras educativas prévias para o grupo a visitar o parque. 


Abaixo, detalhamento dos principais atrativos do parque: 


Trilha do Curiango (30min)

Possui 600 metros de extensão e envolve uma caminhada pelo vale central do parque desde o mirante da trilha da Comunidade até próximo à Lagoa do Menudo. O percurso quando feito à noite, é possível visualizar facilmente a ave noturna que deu origem ao nome da trilha. Grau de dificuldade: baixo. 

Trilha da Mata (30min)
Possui 700 metros de extensão. O percurso se dá em ambiente fechado de floresta estacional semi-decidual, um remanescente de Mata Atlântica, e conduz o visitante à Cidade Administrativa de Minas Gerais. Também dá acesso à lagoa do parque. Grau de dificuldade: baixo. 

Trilha do Pica-Pau (30min)
Possui 600 metros de extensão e é utilizada em atividades de educação ambiental. Durante o percurso, pode-se observar a mata ciliar e exemplares da fauna como o pica-pau do campo. Grau de dificuldade: baixo. 

 Trilha da Comunidade (20min)
Possui 900 metros de extensão e é utilizada pela comunidade para interligar bairros vizinhos do parque como Nova York e Serra Verde. É nessa trilha que se inicia a maioria das demais trilhas e onde se tem acesso à Arena Pedreira, futuro local de eventos para a comunidade. Grau de dificuldade: médio. 

 Trilha do Biquinha (20min)
Possui 350 metros de extensão e conduz os visitantes a uma das vinte nascentes existentes no parque, afluentes do ribeirão do Onça. Acesso pela trilha do Curiango. Grau de dificuldade: baixo. 

Mirantes
O parque possui quatro mirantes: o mirante da trilha da comunidade, o mirante Comerciários, o mirante Nova York e o mirante da Fazenda. Deles, é possível contemplar pontos marcantes da paisagem como a serra da Piedade, a serra do Curral, a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais (CAMG) e grande parte da cidade de Belo Horizonte.  

 

Orientações

A unidade oferece diversas atividades de pesquisa, integração com seu entorno e educação e interpretação ambiental, através de agendamento.

 

Plano de Manejo

O Plano de Manejo, assim como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) da unidade de conservação está disponível aqui ou na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). 

 

Conselho Consultivo

Acesse aqui as informações (Regimento Interno e atos legais) sobre o Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra Verde.

Acesse aqui as atas das últimas reuniões do Conselho Consultivo.

 

Mídias Sociais:

facebook @peserraverde

instagram@peserraverdeminasgerais

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades