Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Visitação nas UCs

PDFImprimirE-mail

Muitas das unidades de conservação se destacam pela grande beleza cênica e relevância ecológica, são criadas com a finalidade de preservar recursos hídricos (como mananciais, veredas, cachoeiras, etc.), formações geológicas e geomorfológicas (como cavernas, cânions, picos, etc.), proteger patrimônio cultural, histórico, paleontológico e arqueológico, a fauna e flora nativas, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, e propiciar pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental e turismo de natureza.

 

visitação nessas áreas está sujeita às normas e restrições estabelecidas em seu Plano de Manejo, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas em regulamento especifico da unidade. E a pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas.

 

Algumas unidades de conservação estão mais aptas para receber visitantes considerando que possuem estrutura adequada de apoio a visitação que propiciam maior segurança e conforto ao público, e ainda possibilita o mínimo impacto.

 

A seguir estão elencados os parques estaduais e monumentos naturais estaduais implantados para visitação. As demais  unidades de conservação, que ainda estão sendo estruturadas para receber visitantes, estão relacionadas na aba “Proteção Integral” e “Uso Sustentável”.

 

Parques de Minas:

Monumentos Naturais:

 

 

Mapa UCS visitacao atualizado marco 2023

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades