Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Aula de Campo ou Visita Técnica

PDFImprimirE-mail

A Visita Técnica corresponde a execução de atividade sem coleta, com finalidade científica no âmbito do ensino superior, exclusivamente para reconhecimento de área de estudo na Unidade de Conservação, não ultrapassando uma visita à UC por projeto.

A Aula de Campo se refere a atividades com finalidade didática em campo, também no âmbito do ensino superior, podendo ser realizada com ou sem coleta de material.

Nos casos em que não haverá coleta, captura/transporte de material biótico ou abiótico o agendamento deverá ser realizado diretamente na Unidade de Conservação.

Atenção: Para visita técnica ou aulas de campo sem coleta de material, realize o agendamento diretamente com a equipe da Unidade de Conservação de interesse

 

O responsável deverá entrar em contato com a Unidade de Conservação em tempo hábil e apresentar o formulário preenchido conforme a atividade a ser realizada e orientações previstas na Portaria IEF N° 130/2017 e N° 17/2019:


Para realização de Aulas de Campo com coleta de material em Unidades de Conservação estaduais, o responsável deverá encaminhar a solicitação via Sistema Eletrônico de Informação – SEI.


Clique aqui
para saber como se cadastrar no SEI e ter acesso a orientações detalhadas de preenchimento.

 

Atenção: De acordo com a Portaria IEF N°130/2017, o prazo para análise é de até noventa (90) dias, por isso programe as atividades com antecedência.

 

 cadastro

 

documentação complementar

  • Comprovante de pagamento de Taxa de Expediente: Tratando-se de instituições particulares com aulas de campo relacionadas aos temas: Fauna aquática e coleta e transporte de material botânico (Lei 22.796 de 28/12/2017). Clique aqui para gerar o DAE e recolher a taxa de expediente (Documentos Complementares)

Coleta Flora

  • Tabela de Estimativa de Coleta Botânica
  • Autorização do SISBIO quando houver (i) coleta/ transporte de flora para fora do Estado ou (ii) coleta/captura de espécies ameaçadas de extinção em lista oficial

 

 Coleta de Fauna

 Outras Atividades

A Aula de Campo em que houver coleta deverá seguir o processo de conclusão normalmente. Detalhamento apresentado no item Conclusão de Autorizações.


Dúvidas e Informações:
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades