Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Cerca Grande

PDFImprimirE-mail

PE Cerca Grande

 

Criação: Decreto Estadual nº 45.398 de 14 de junho de 2010

Área: 134,1915ha e perímetro de 6.908,94m.

Localização: distrito de Mocambeiro município de Matozinhos

Descrição: O Parque Estadual Cerca Grande é o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo IPHAN em nível nacional. Está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil, esta região é considerada o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira.

 

Patrimônio Natural

A cobertura vegetal da área da UC já sofreu grande impacto pela expansão da atividade pecuária, entretanto tem a presença de mata seca associada aos afloramentos calcáreos. Muitas vezes, o afloramento de calcário está associado a uma dolina, na qual a cobertura vegetal apresenta menor caducifolia. Quando esta área não atinge uma saturação hídrica ao ponto de formar lagoas ou brejos, é ocupada por florestas, ocorrendo além dos angicos e gameleiras já citados, diversos açoita-cavalos (Luehea divaricata), catiguás (Trichilia catigua e T. clausenii) e algumas árvores de jequitibá branco (Cariniana estrellensis), pau ferro (Machaerium scleroxylon) e louro-branco (Bastardiopsi densiflora), entre outras.

Esta cobertura florestal, apesar de fragmentada, é ainda frequente sobre os afloramentos e em seu entorno, constituindo os principais remanescentes da vegetação nativa da região.

Ocorrem somente espécies da fauna com hábitos florestais restritos a flora citada. Essas áreas constituem ambientes de pouso e de nidificações de muitas aves, ressaltando o maciço de Cerca Grande.

 

Patrimônio histórico

Um dos mais importantes e expressivos sítios arqueológicos do Brasil. A Lapa da Cerca Grande, é um verdadeiro património e templo de conhecimento sobre nossa aventura na terra.  Este sítio vem tendo um importante papel nas ciências mundiais desde quando foi descrito pela primeira vez por Peter Lund em 1835. "Julguei ter diante de mim as ruínas de um vestuto Palácio de Gigantes, e meus olhos demoraram-se na contemplação de uma série de altas areadas na ala esquerda, como se espera descobrir aí, os vestígios de seus habitantes misteriosos [...]. A admirável paisagem que nos rodeia de há longo tempo que atrairia a atenção do homem selvagem. Os indígenas Nômades - eu suponho da tribo dos Caiapós - aqui se fixaram, encontrando abrigo nas grutas do imponente rochedo [...]. O rochedo dos índios, perto do Mocambo, será sempre um lugar clássico para o naturalista viajante, em vista da extraordinária raridade de monumentos comemorativos dos selvagens do Brasil, tais como este".

 

Visitação

O Parque Estadual Cerca Grande ainda não está aberto à visitação ao público em geral, apenas para pesquisa e intuito educacionais e estas devem ser agendadas previamente junto à administração do parque.

Horário de funcionamento: 07:00 às 17:00 horas segunda a sexta e de 07:00 às 11:00 sábados

 

Sede administrativa

Endereço: Rua domingos Gomes Ferreira n°81, Bairro Mocambeiro, Cidade Matozinhos.

Telefone: (31)3712-8118 37128394

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Gerente: Mariângela Fátima de Araújo

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Como chegar:

Para chegar, saindo de Belo Horizonte de carro pegar a MG424 sentido Matozinhos, chegando ao trevo de Matozinhos já sinalizado, siga a direita em direção a Mocambeiro. Em Mocambeiro a sede fica depois da igreja Católica seguindo pela direita, uma casa de cor amarela do lado esquerdo da rua.

IEF-Regional Centro Norte

Endereço: Rua Zoroastro Passas n°30, 2° andar centro- Sete Lagoas.

Telefone: (31) 2106-0750

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Pe Cerca Grande

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades