Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Semana da Água 2023 traz extensa programação com capacitações gratuitas, debates e ações educativas online e presenciais

PDFImprimirE-mail


RELEASE-semana-da-água-2023-dentro

Com o tema “Sou água, sou vida!”, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, entre os dias 17 e 24 de março, a Semana da Água 2023. A programação conta com cursos e capacitações gratuitas, mesas de debate, entregas institucionais, além de uma edição especial do Sisema ComCiência, abordando os processos de gestão de riscos em recursos hídricos. Os eventos têm como objetivo promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos, ampliando o diálogo entre poder público, especialistas e sociedade. A Semana da Água é realizada anualmente pelo Igam, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3).

Confira a programação completa da Semana da Água 2023


Durante a solenidade de abertura será lançado o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA). A plataforma permite o acompanhamento, por telemetria, do uso de recursos hídricos por meio da gestão automatizada de dados. O evento acontece no dia 17/3, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BMDG), em Belo Horizonte, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube.

Na oportunidade, também será assinada a Resolução Conjunta que institui a Unidade Gestora do Projeto Nascentes do Rio São Francisco. A normativa tem por objetivo garantir a preservação e recuperação de áreas estratégicas da maior bacia hidrográfica de Minas Gerais.

CAPACITAÇÃO

Na segunda-feira (20/3), terá início o ciclo de cursos e treinamentos gratuitos oferecidos durante a Semana da Água 2023, com a capacitação “Cadastro de Barragens de Água”. Durante o webinar serão apresentados os principais procedimentos para o registro de reservatórios no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Estado.

Entre os dias 21 e 23/3, será oferecido um curso presencial aos servidores das dez Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas), mantidas pelo Igam no estado. O treinamento acontece na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e irá abordar aspectos teóricos e práticos para a aplicação de penalidades administrativas e inspeção visual de barragens destinadas à acumulação de água.

Entre cursos EaD, webinars e treinamentos presenciais, serão oferecidas sete capacitações gratuitas ao longo dos seis dias de programação da Semana da Água 2023, sempre abordando temas ligados à gestão de recursos hídricos no Estado.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Encerrando as atividades da Semana da Água 2023, na sexta-feira (24/3), serão oferecidas mudas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) aos servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). Durante a tarde, também na sede do Executivo estadual, será promovida a “Corrida e Caminhada Pública: seja a mudança que você quer ver no mundo”, que irá percorrer os 2.600m do entorno da Cidade Administrativa.


SERVIÇO:


Semana da Água 2023: Sou água, sou vida!
Data: De 17 a 24 de março
Programação híbrida: Presencial e virtual. Clique e confira

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades