Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra Nova e Talhado é uma das joias do norte de Minas

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Evandro Rodney

SerraNova01interna

Turista pode apreciar trilhas, cachoeiras, mirantes e pinturas rupestres no Parque

 

Dentre as paisagens naturais localizadas na região norte mineira, certamente o Parque Estadual de Serra Nova e Talhado figura entre as mais belas e atrativas. Unidade de conservação ambiental administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o parque é dominado pelo cerrado, com resquício de mata atlântica, com flora e fauna riquíssimas, onde os apreciadores da natureza encontram trilhas, cachoeiras, mirantes e pinturas rupestres.

 

O PE Serra Nova e Talhado tem abrangência nos municípios de Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados. Nele é possível realizar travessias, contemplação da natureza, observação de vida silvestre, dentre outras atividades. Em Rio Pardo de Minas estão as trilhas do Poço do Jacaré e Escorregador.

 

A trilha Poço do Jacaré possui um percurso de ida de 800 metros, com diversos atrativos ao longo da trilha. Em uma parte da trilha é possível encontrar diversas formações rochosas, flora e fauna características da região. A trilha fica ao lado do Rio do Suçuarana. A realização do percurso completo pode durar até três horas (ida e volta) e seu grau é fácil.

 

A trilha do Escorregador possui um percurso de 6 mil metros (ida e volta), com diversos atrativos, como formações rochosas, flora e fauna características da região. O turista tem a opção de fazer parte do percurso de carro, ficando a trilha com um percurso de 800 metros até o escorregador. A realização pode durar até cinco horas.

 

Em Serranópolis de Minas fica a trilha do Talhado. Ela possui um percurso de ida de 7 mil metros, onde podem ser vistos o Poço do Talhado; a Gruta da Santa; o Poço da Sereia; a Lapa dos Tropeiros; o Mirante, a Sete Quedas e a Cidade de Pedras. Em uma parte da trilha encontram-se algumas pinturas rupestres e formações rochosas, sendo o início da caminhada pelo cânion do Talhado e na margem do Rio Mosquito. A realização do percurso pode durar até oito horas. No Parque há também a primeira Cachoeira do Serrado, que situa-se a 450 metros do início de uma trilha.

 

Visitação

 

Os atrativos da Primeira Cachoeira do Serrado, Poço do Talhado, Poço Jacaré e Escorregador estão abertos à visitação, os demais estão vinculados às travessias que necessitam de acompanhamento de guia local devidamente credenciado pelo Parque. A visita ao parque pode ser realizada das 8h às 17h, todos os dias da semana. É recomendado que o turista chegue até as 15h, no máximo. A entrada é gratuita.

 

A gerente do Parque, Gizelly dos Santos Costa, explica que o Plano de Uso Público do Parque está em elaboração e será um documento fundamental para a gestão da visitação nos atrativos da Unidade de Conservação. A elaboração do Plano está sendo custeada pelo projeto Copaibas.

 

O Projeto Copaíbas é fruto de um acordo com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com recursos da Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperação, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega. O projeto busca proteger comunidades tradicionais, povos indígenas e áreas protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades