Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto leva consciência ambiental a comunidades do entorno do Parque Estadual Sete Salões

PDFImprimirE-mail

 Divulgação/IEF

biodiverdidade-em-ação-dentro

Projeto Ciência Cidadã promove atividades de educação ambiental no entorno do Parque Estadual Sete Salões

 

Alunos da rede pública de ensino e moradores das comunidades do entorno do Parque Estadual Sete Salões, localizado na região do Vale do Rio Doce, participam, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, da primeira edição do Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce: Biodiversidade em Ação. A iniciativa tem por objetivo promover a consciência ambiental e divulgar as riquezas naturais da unidade de conservação.

As ações estão sendo desenvolvidas em escolas e praças públicas das comunidades de Resplendor, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena e Itueta, municípios que fazem parte da área de abrangência do parque. “Nós temos atividades de educação ambiental para as crianças e uma exposição itinerante que apresenta a biodiversidade do Sete Salões e região”, explica a gerente do Parque Estadual Sete Salões, Aline Gonçalves.

De acordo com os organizadores, cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e moradores das comunidades do entorno do parque, deverão participar das ações promovidas ao longo dos quatro dias de evento. “Desenvolvemos também uma cartilha para apresentar as ações do Projeto Ciência Cidadã em nossa região. O objetivo é tornar as atividades desenvolvidas no parque cada vez mais acessíveis à população local”, complementa a gerente.

Nesta terça-feira (14/2), a ação acontece no município de Resplendor, na Praça da Estação, das 10h às 14h. No dia 9, a programação foi realizada em Itueta, no dia 10 em Conselheiro Pena, e nessa segunda-feira (13/2) foi a vez de Santa Rita do Ituêto.

Ciência Cidadã

O Projeto Ciência Cidadã promove atividades de educação ambiental e divulgação das ações de reparação desenvolvidas nos 228 municípios que integram a Bacia do Rio Doce, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. As ações são desenvolvidas pela Fundação Renova, responsável pela recuperação ambiental da bacia, em parceria com a Unesco, e contam com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Parque Estadual Sete Salões

Fundado em 1998, o Parque Estadual de Sete Salões localiza-se na região do médio Rio Doce. A unidade de conservação é administrada pelo IEF e conta com uma área de 12.520 hectares, caracterizando-se por ser um dos principais remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais, associada a formações de campos rupestres e florestas de candeias.

O Parque é uma área bem conhecida por seus atrativos naturais, em especial a gruta arenítica, cujos salões podem ser percorridos e admirados em toda sua beleza pelos visitantes. O ponto mais alto do parque é o Pico de Sete Salões, com 1.135 metros de altitude.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades