Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Diálogos e trabalhos em campo marcam reunião do Comitê Executivo do Pró-Espécies em Minas

PDFImprimirE-mail

Fotos: Matheus Adler/Ascom Sisema
proespecies 600
Reunião envolveu cerca de 40 pessoas representantes de parceiros do Pró-Espécies

Minas Gerais sediou, na última semana (30/01 a 03/02), a 12ª Reunião do Comitê Executivo do Pró-Espécies, projeto que promove iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de quase 300 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo. O evento, realizado na Serra do Cipó, envolveu diversas atividades, entre conversas e trabalhos em campo.

Foram recebidos em Minas integrantes do Comitê Executivo do projeto, formado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), World Wide Fund for Nature (WWF), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e estados parceiros. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio das diretorias de Proteção à Fauna e de Conservação e Recuperação de Ecossistemas, também esteve presente no evento.

Nos primeiros dias de encontro, cerca de 40 pessoas participaram da apresentação dos resultados de todos os parceiros do Pró-Espécies. Os participantes também apresentaram prognósticos e aproveitaram a oportunidade para fazer novos alinhamentos. “Como esse é o último ano do projeto, foram reuniões intensas. Dois dias de muito trabalho”, disse a coordenadora do Núcleo Operacional Projeto Pró-Espécies por Minas e servidora do IEF, Gabriela Brito.

Trabalhos em campo

Na quinta-feira (02/02), os participantes percorreram duas trilhas a título de demonstração de parte do território pertencente ao Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro. O PAT Espinhaço faz parte dos planos para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, atuando dentro do Projeto Pró-Espécies. Nos locais, o grupo identificou parte das espécies e conferiu a condição do território.

Dentro da programação articulada com funcionários do Parque Nacional da Serra do Cipó, a equipe foi recebida na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Alto Palácio. No local, eles conheceram a trilha interpretativa do espaço, com placas indicativas sobre a presença de cada espécie da fauna e flora presente naquele ambiente. Ao todo, sete placas do tipo foram verificadas.

proespecies2 600
Grupo percorreu duas trilhas para observar parte do território do PAT Espinhaço Mineiro

Em seguida, uma segunda trilha, dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, foi visitada pelo grupo. “Temos uma ação para transformar aqui em uma trilha interpretativa, e também, vamos produzir cartilhas, guias, com essa função de ser uma trilha interpretativa para educação ambiental”, afirma Gabriela.

“O objetivo final dos PATs e do Projeto Pró-Espécies é conservar e preservar determinadas espécies ameaçadas de extinção. Algumas elencadas como “bandeira”, debaixo delas, quando você seleciona o território onde ela ocorre e faz ações de proteção e conservação, você acaba protegendo inúmeras outras espécies. Isso tudo é visualizado em atividades como essa, onde você reúne o pessoal e leva à campo”, enfatiza o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Thiago Gelape.

Apresentação de ações

Também na quinta, articuladores do Pró-Espécies apresentaram resultados relevantes acerca das ações. Os presentes também puderam conferir o planejamento para 2023, marcado como o último ano do projeto. Gabriela Brito disse que expedições estão sendo feitas para encontrar novas espécies e reencontrar outras que são alvo do Pró-Espécies, todas criticamente ameaçadas. Além disso, outras ações estão sendo executadas.

“Temos ações de manejo integrado do fogo e compramos equipamentos para apoiar isso. Também temos ações de capacitação - tanto no cunho de educação ambiental, quanto para conservação -, com foco em espécies nativas ameaçadas”, conclui.

Projeto Pró-Espécies

O Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, dentro do Projeto de Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção - (GEF Pró-Espécies) Todos Contra a Extinção.


proespecies3 600
Nos locais visitados, o grupo identificou parte das espécies presentes no território do PAT Espinhaço Mineiro

A iniciativa prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação. Para o alcance desse objetivo o projeto foi estruturado em quatro componentes principais, desenhados de forma a combater as principais causas de extinção das espécies: perda de habitat, extração ilegal e espécies exóticas invasoras.

Além de Minas Gerais, o Pró-Espécies trabalha em conjunto com outros 12 estados brasileiros, sendo desenvolvidas estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares.

proespecies4 600

PAT Espinhaço Mineiro

O PAT Espinhaço Mineiro faz parte dos planos para a conservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua dentro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente, coordenado pelo Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O WWF-Brasil é a agência executora e o IEF a agência que coordena e executa a implementação de suas ações. Para mais informações, clique no link

Matheus Adler
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades